sábado, 24 de março de 2012

Deputado e aliados de Bira dão ‘calote’ no PT e estão fora da eleição deste domingo


O deputado José Carlos da Caixa e funcionários de seu gabinete, como Henrique Sousa, não pagaram a contribuição do PT e estão fora da eleição para escolha de delegados do partido neste domingo.
Washington é franco-favorito na eleição deste domingo
Zé Carlos  está em cima do muro na disputa entre o vice-governador Washington Luiz Oliveira e o deputado Bira do Pindaré. Henrique é um dos principais aliados de Bira. A mulher dele, a pré-candidata a vereadora Rose Sousa, funcionária do gabinete de Zé Carlos, também está inadimplente.
No PT existe o Sace (Sistema de Arrecadação de Contribuição Estatutária) onde os filiados com mandatos e funcionários devem se cadastrar para ter parte dos salário descontados em favor do partido. Existe uma tabela de contribuição variando de 2% a 20%. Quem ganha mais e ocupa altos cargos paga mais.
Zé Carlos e os funcionários de seu gabinete só se inscreveram no Sace em abril do ano passado. Deveria ter tomado a providência desde fevereiro, quando assumiu o mandato. Até hoje está devendo as contribuições de fevereiro, março e abril.
Como só pode votar quem está quite com as contribuições partidárias, muita gente correu para fazer os pagamentos. Não foi esse o caso do deputado e os funcionários de seu gabinete. Por conta disso, eles não poderão votar neste domingo.
Já Bira e os funcionários de seu gabinete só entraram Sace em junho do ano passado. Até duas semanas atrás, ele e os aliados deviam os meses de fevereiro, março, abril e maio. A dívida foi paga às pressas e sob pressão. Só assim, ele vai poder participar da eleição interna.
Disputa
Estão aptos a votar neste domingo 2.945 petistas. Eles devem depositar o voto em seis chapas. Depois de eleitas, as chapas indicam 220 delegados que vão escolher no dia 15 de abril o candidato do partido à Prefeitua de São Luís. As chapas indicam os delegados de forma proporcional aos votos que tiveram na eleição deste domingo.
A perspectiva é que Washington vença com pelo menos 2/3 dos votos. Ele deve ter entre 600 e 800 votos sobre Bira, segundos seus aliados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário