segunda-feira, 5 de março de 2012

Flamengo passa sustos, mas bate o Duque de Caxias: 2 a 1


RIO DE JANEIRO - Não foram poucos os sustos que o Flamengo levou até um apagado Ronaldinho Gaúcho garantir a vitória por 2 a 1 sobre o Duque de Caxias, na noite deste domingo, em Macaé, pela segunda rodada da Taça Rio. A euforia com o gol de Vagner Love no início virou apreensão com o goleiro Felipe, que foi parar no hospital após levar uma pancada de Gilcimar na cabeça.
E esta era apenas a primeira de outras complicações que o time viria a enfrentar: o gol de empate de Rodrigues do meio da rua - com a colaboração de Paulo Victor -, a expulsão-relâmpago de Bottinelli, a rotineira falta de criatividade do meio-campo... Até que um pênalti infantil de Romário em Love, já na parte final da partida, deu ao time rubro-negro os primeiros três pontos no segundo turno do Campeonato Carioca
Com o suado triunfo, o Flamengo ocupa a quarta colocação do Grupo A, atrás de Botafogo e Macaé, com seis pontos cada, e Resende, com quatro pontos. O Duque de Caxias segue sem pontuar e ocupa a sétima posição do Grupo B.
O Flamengo agora volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, contra o Emelec, às 19h30m (de Brasília), no Engenhão. O jogo é válido pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. O Duque de Caxias joga somente no próximo sábado, às 16h (de Brasília), contra o Nova Iguaçu, no Laranjão.
Jogadores do Flamengo comemoram gol sobre o Duque de Caxias (Foto: Alexandre Vidal/FlaImagem)
Passe de Deivid, gol de Love e susto de Felipe
O Flamengo começou a partida disperso. Prova disso foi que, com menos de cinco minutos de jogo, o Duque de Caxias chegou duas vezes. A primeira não assustou, mas a segunda investida obrigou Felipe a realizar uma difícil defesa em chute forte de longe de Arílson. Mas, aos poucos, o Rubro-Negro passou a controlar as ações.
Em contra-ataque, Deivid mostrou nova faceta: a de garçom. Como um autêntico camisa 10, o atacante colocou Vagner Love na cara do gol. A bola passou entre a defesa do Duque e encontrou os pés do camisa 99, frente a frente com o goleiro Fernando. Love deu um toque sutil e viu a bola carimbar a parte interna da trave. No rebote, a bola voltou em sua direção e ele só tocou para a rede. Na comemoração do seu quarto gol consecutivo pelo Fla, chamou os companheiros e puxou a dancinha: 1 a 0.
Estreante da noite, o zagueiro chileno Marcos González mostrava bom desempenho nos desarmes por baixo. O Fla, porém, relaxou e viu o Duque de Caxias assustar com uma bola na trave após cobrança de escanteio. Em seguida, um susto ainda maior. Felipe se antecipou para cortar um cruzamento da direita e acabou se chocando com Gilcimar. Imediatamente, ele ficou desacordado e teve de deixar o estádio na ambulância. Paulo Victor entrou em seu lugar.
O fato chegou a assustar os jogadores do Flamengo, mas não atrapalhou o desempenho. Com um meio-campo formado essencialmente por jovens promessas - Muralha, Luiz Antônio e Camacho -, o time mostrou mais agilidade. A ligação com o ataque deveria ficar a cargo de Ronaldinho Gaúcho. No entanto, o camisa 10 esteve apagado na etapa inicial.
Com dez em campo, o apagado Ronaldinho decide. E dança!
O segundo tempo começou como o primeiro. O Duque de Caxias teve maior iniciativa de jogo e buscou o tempo inteiro o gol de empate. Percebendo que o time era dominado, Joel Santana resolveu dar mais velocidade ao ataque sacando Deivid, que tinha atuação regular, lançando Negueba. Minutos depois de entrar em campo, no entanto, o atacante viu o Duque de Caxias empatar o jogo. Em cobrança de falta, Rodrigues surpreendeu o mal posicionado Paulo Victor, que esperava um cruzamento. A bola bateu no travessão, nas costas do camisa 20 e morreu no fundo das redes.
O Flamengo carecia, principalmente, de criatividade. Ronaldinho Gaúcho seguia apagado, apresentando-se pouco para armar as jogadas. De perigo, apenas um lance no qual recebeu a bola na área, trouxe para a perna esquerda, mas o chute acabou saindo por cima. Depois, uma cobrança de falta defendida por Fernando.
Novamente Joel tentou corrigir a deficiência: sacou Galhardo, deslocou Luiz Antônio para a direita e lançou Bottinelli. O argentino entrou com vontade, mas não soube dosar o ímpeto pela vitória: um carrinho atabalhoado em Arílson e um cartão vermelho direto do árbitro Péricles Bassols abreviaram sua participação.
Com dez em campo, o Flamengo acabou achando o gol da vitória graças a um lance infantil do volante Romário. Ele segurou Vagner Love na área, quando a bola já estava quase na linha de fundo. Pênalti. Ronaldinho deslocou o goleiro e desempatou. Na comemoração, mais dancinha. Desta vez o funk "Que isso, novinha?" embalou os jogadores.
Nos últimos minutos, o Duque quase voltou a empatar. Paulo Victor fez boa defesa em nova cobrança de falta de Rodrigues e assistiu a uma bola passar rente à trave após chute de Danilo, que desviou na zaga. Depois de tantos sustos, só o apito final aliviou a torcida rubro-negra em Macaé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário