segunda-feira, 5 de março de 2012

Um ano do tsunami do Japão: Veja antes e depois da reconstrução


Quase um ano após o terremoto seguido de tsunami que atingiu o Japão, algumas áreas muito afetadas foram reconstruídas enquanto outras ainda enfrentam problemas como o  e xcesso de entulho.
A tragédia, que completa um ano no domingo (11), deixou 20 mil mortos ou desaparecidos. Além disso, provocou uma crise nuclear na usina de Fukushima, na qual três dos seis reatores nucleares derreteram depois que o tsunami e o terremoto de magnitude 9 danificaram os sistemas de resfriamento. É o maior acidente nuclear em uma geração.
Reconstruir as cidades tem sido o maior desafio do governo japonês após a tragédia. A partir deste mês, os cofres públicos começam a liberar a primeira rodada de subsídios para as sete províncias e 59 municípios diretamente afetados. São cerca de R$ 5,3 bilhões que devem ser aplicados na remoção de famílias para áreas mais elevadas e reconstrução de prédios públicos, como escolas, postos de saúde e portos.
As autoridades conseguiram limpar as ruas e restabelecer as condições mínimas de vida da população nos centros urbanos das províncias mais afetadas, as de Iwate, Miyagi e Fukushima. Segundo uma estimativa divulgada pelo governo, essas províncias produziram um total de 23 milhões de toneladas de entulho, e, até o momento, foram processados apenas 5% do material recolhido.
O entulho foi aglomerado em parques, campos de beisebol, pátios de escolas destruídas e outros espaços públicos. Carros e barcos destruídos também esperam um fim. O resíduo gerado em Iwate, por exemplo, equivale a 11 anos de lixo produzido pela província. Já Miyagi tem um total de entulho equivalente a 19 anos. O custo estimado de eliminação destes resíduos passa dos R$ 16,4 bilhões.
Veja imagens do Japão em março e abril do ano passado e agora, um ano depois:




Nenhum comentário:

Postar um comentário