terça-feira, 10 de abril de 2012

Cantanhede: prefeitura inicia obra antes de licitação



Resto de materias mostra que Centro de Saúde está em obras...
O fato seria digno de elogios caso não se tratasse de algo muito estranho, com fortes indícios de irregularidade. O lado positivo é o anúncio da reforma do Centro de Saúde Clóvis Chaves, iniciativa oficializada pela Prefeitura de Cantanhede na Tomada de Preços Nº 012/12 publicada no Jornal Atos e Fatos do dia 28 de março deste ano.
O documento apregoa que a licitação será efetivada dia 13 de abril. Mas, em Cantanhede, na gestão do prefeito José Martinho, o Kabão (DEM), tudo acontece de forma inadequada. A confirmação de mais essa irregularidade ficou evidenciada quando os responsáveis pelas construtoras Pórtico Empreendimentos LTDA e Oásis Perfurações e Construções LTDA, tentaram se inscrever para o certame.
Primeiro indício de irregularidade: a obra já está em andamento e bem adiantada. Segundo sinal: os responsáveis pela Comissão de Licitação fizeram de tudo para não receber os documentos que credenciaram as empresas interessadas em participar do certame sob alegação de que o Edital ainda estaria por ser concluído.
Diante da insistência dos empresários, surgiu outra desculpa esfarrapada: informaram que a concorrência não mais será realizada dia 13 e sim 26 deste mês, pois a consulta publicada dia 28 de março será anulada e nova Tomada de Preços será publicada, desta vez no Diário Oficial da União desta terça-feira (10.04.12) porque parte dos recursos destinados para a obra seriam federais.
... apesar de licitação ter sido marcada para o próximo dia 13
Mas, como explicar o fato de a concorrência ainda não está homologada e a obra já está em execução? Teria algum empresário bondoso resolvido fazer a obra de graça? Estranho?
Em qualquer lugar onde o gestor público seja zeloso com o patrimônio público, sim. Mas, em Cantanhede isso é normal. A população já está acostumada. Ninguém estranha. Ninguém reclama. Ninguém faz nada. É por isso que o município vive o pior momento da sua história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário