sábado, 9 de junho de 2012

“Foi o melhor escritor brasileiro”, diz Diogo Mainard sobre Ivan Lessa


Autor morreu na sexta-feira (8) em Londres, segundo a família. Ele tinha enfisema pulmonar e problemas respiratórios graves.

Do G1, com informações do Jornal Nacional
O escritor e colunista Diogo Mainardi lamentou a morte de Ivan Lessa. Para ele, Lessa “foi o melhor escritor brasileiro”. O autor de 77 anos morreu nesta sexta-feira (8) em Londres.
“Ele foi o melhor escritor brasileiro até o fim, até sua última crônica, quando ele precisava de uma bomba de oxigência para poder respirar. Com sua morte, quem fica sem oxigência é o Bananão, como ele chamava debochadamente o Brasil. Por sorte, uma cultura de zumbis como a nossa não precisa de oxigência para respirar”, disse em depoimento ao Jornal Nacional.
Segundo sua viúva, Elizabeth Fiuza, Ivan Lessa sofria de enfisema pulmonar e tinha problemas respiratórios graves, mas o motivo da morte ainda não é conhecido. O corpo do escritor será cremado em Londres.
Lessa morava na cidade inglesa desde 1978 e era colunista da BBC Brasil. “Era uma pessoa com muita sensibilidade, às vezes assustadoramente inteligente”, disse Elizabeth (veja vídeo abaixo).
Nos últimos tempos, Lessa tinha dificuldades para sair e havia montado uma estrutura em casa para não precisar ser hospitalizado, o que não queria.
Ela conta que Lessa se queixava de falta de ar e dizia que não queria viver, mas continuava trabalhando. Ele enviava três crônicas semanais para a BBC Brasil. Um dia antes da morte, ele mandou sua última coluna, publicada nesta sexta-feira. Nela, ele lista frases ironizando a morte.
‘Pasquim’ Ivan Pinheiro Themudo Lessa nasceu em 9 de maio de 1935, em São Paulo, mas foi criado no Rio. Ele era filho do escritor Orígenes Lessa e da escritora e cronista Elsie Lessa, que escrevia no jornal “O Globo”.
Ivan Lessa trabalhou e colaborou com vários órgãos de imprensa, como a TV Globo, as revistas “Senhor”, “Veja” e “Playboy” e os jornais “Folha de S. Paulo”, “Estado de S.Paulo”, “Jornal do Brasil” e “Gazeta Mercantil”. Também atuou como publicitário.
Foi fundador, em 1969, e um dos principais colaboradores do jornal crítico e satírico “O Pasquim”, durante os anos de resistência à ditadura militar brasileira.
No “Pasquim”, ele escreveu, entre outras, as colunas “Gip! Gip! Nheco! Nheco!”, “Fotonovelas” e os “Diários de Londres”. Ele também criou, em parceria com o cartunista Jaguar, o ratinho Sig, símbolo da publicação.
Lessa publicou os livros “Garotos da Fuzarca” (contos, de 1986), “Ivan vê o mundo” (crônicas, de 1999) e “O luar e a rainha” (2005). Também trabalhou como tradutor.
O escritor, que conheceu o Reino Unido em 1968, morava desde janeiro de 1978 em Londres, e pouco voltou para o Brasil desde então. Ele e Elizabeth Fiuza ficaram juntos por 39 anos e tiveram uma filha, Juliana, hoje com 36 anos. Ela mora em Kent, na Inglaterra.
O cartunista Chico Caruso, amigo da época do jornal “O Pasquim”, relembrou o último encontro com Lessa. “Uma hora ele falou assim: ‘agora eu vou levantar e sair por aquela porta sem olhar para trás’. E fez isso exatamente’, disse Caruso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário