quarta-feira, 6 de março de 2013

Diretoria de associação que negociava terras em Bacabeira foi afastada pela Justiça


Ezequias Nunes Brandão
Ezequias Nunes Brandão
De ordem da juíza Andréa Cysne Frota Maia, titular da 2ª Vara da Comarca de Rosário, foi afastada toda a diretoria da Associação dos Moradores do Povoado Santa Quitéria por causa de uma série de denúncias comprovadas que vão do desvio de recursos de convênios até a venda ilegal de lotes em área em frente ao terreno da Refinaria Premium, mesmo sendo particular e, portanto, invadida.
A Justiça afastou principalmente o ex-presidente da entidade, o senhor Ezequias Nunes Brandão, acusado de chefiar a diretoria corrupta. Ele ostentava um carrão importado antes de ser afastado do cargo. Uma diretoria provisória foi constituída.
Além disso, os membros da ex-diretoria da associação forjaram uma reeleição de mandato que não é permitida pelo Estatuto que rege a entidade. Mesmo com o mandado encerrado em outubro de 2010, eles seguiram no comando, realizando convênio sem a legitimidade para permanecer no cargo.
L 200 blindada do senhor Ezequias
L 200 blindada do senhor Ezequias
Os reclamantes que ingressaram na Justiça se mostraram indignados depois que tomaram conhecimento da celebração de diversos convênios com órgãos públicos que destinaram verbas para o desenvolvimento do povoado, fato que nunca aconteceu por causa do desvio da finalidade das verbas.
Nem mesmo na sede da entidade os recursos forma investidos, conforme foto em anexo ao processo. Além disso, a ex-diretoria deixou de prestar contas de R$ 145.115,28 para a construção de casas às 48 famílias.
O pior de tudo, além dos desvios, a venda ilegal de lotes de terras em conluio com um ex-prefeito da cidade e até com a participação de um deputado estadual que apareceu com áreas no local. Ele era do PR.
As terras que possuem legítimos proprietários há mais de 100 anos foram invadidas e alí instalada uma indústria de vendas de lotes sob o comando da associação. Este fato específico vem sendo discutido na Justiça em desfavor de pessoas que invadiram a área para vender os lotes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário