Instalada em Carolina durante o governo do ex-prefeito João Alberto Martin Silva (PSDB), a unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Saúde (SAMU) já auxiliar a recuperação de muitos pacientes, vítimas de acidentes e de necessidade de atendimento médico urgente em Carolina.
Na gestão do prefeito Ubiratan Jucá (PMDB), o SAMU começou a servir de figuração em eventos promovidos pela Prefeitura de Carolina, tirando a ambulância da sua base, na Avenida Frederico Martins – o que vai contra as determinações do Ministério da Saúde.
Na noite desta segunda-feira, dia 08, a unidade móvel, bem como os profissionais que nela atuam, foram obrigados a permanecer na Praça dos Hots durante o show de uma banda de forró.
Conforme documento expedido pelo MS para orientar o funcionamento do SAMU diz que “a fim de garantir um atendimento ágil e qualificado, bem como um tempo resposta adequado, em toda área territorial de abrangência, o SAMU 192 conta com CENTRAL SAMU 192, o sistema conta com bases que são postos avançados para acomodação das ambulâncias e suas respectivas equipes”.
Não é o que foi flagrado na Praça dos Hots que é o mais assustador. O SAMU servindo de propaganda do prefeito, sem que ele tenha sequer sido o responsável pela instalação da unidade em Carolina.
O que Ubiratan Jucá instalou em Carolina foi o desespero para enfermos que procuram atendimento no Hospital Municipal. Falta de médicos e de outros profissionais de Saúde se transformou no maior problema enfrentado pelos carolinenses.
Recentemente, um bebê nasceu morto por falta de atendimento médico adequado e pela falta de oxigênio para a mãe no centro cirúrgico. Os doentes que necessitam de exames laboratoriais precisam esperar 60 dias para a coleta de material.
Para mascarar esse problema real e diário em Carolina, o prefeito obriga os profissionais a fazerem figuração para seu discurso no evento que comemora o aniversário de Carolina> A unidade móvel fora da sua base, dificulta e impede que carolinenses deixem de ser socorridos pelo SAMU.
Nenhum comentário:
Postar um comentário