Dona Maria queria apenas entender, como ela mesma dizia, a “serventia” da Unidade que estava prestes a ser inaugurada no bairro onde mora. “Me explique, meu filho: é um posto de saúde ou é um hospital?” Uma hora depois, a resposta, simples como a senhora de 65 anos, sairia da boca da governadora durante o discurso: “que problemas a UPA vai atender? Se, por exemplo, a pessoa desmaiar, traz para a UPA. Aqui vai saber se foi problema com a pressão, se foi uma taxa alta de açúcar, vai ser cuidada. Se o menino caiu do pé de goiabeira e quebrou o braço, traz para a UPA (...)”, e dona Maria balançava a cabeça positivamente, em sinal de compreensão.
O ex-prefeito de Imperatriz, Ildon Marques, é recebido por olhares atentos e pelo gravador do Correio Popular querendo captar a opinião de um político sobre o cenário político de Imperatriz em 2011. “Eu diria que 2011 é um pré-ano político. As coisas começam a se definir em 2012 e depois do carnaval. Até o carnaval ninguém se aprofunda nas decisões políticas. Depois do carnaval começam os aprofundamentos das formações de grupos e a definição de quem vai com quem na campanha eleitoral”, declara o ex-prefeito. O gravador insistente pede que Ildon Marques faça uma avaliação do atual governo do município. A reposta durou apenas três segundos: “quem avalia o governo é o povo, não sou eu”.
Às 10h20 o clima era de expectativa. Funcionários observavam de dentro da UPA, pelas janelas, o movimento que aumentava a cada minuto do lado de fora. O clima era de expectativa, e juntava ocupantes de cargos públicos e cidadãos comuns. Os senhores de paletós falavam ao telefone, entre abraços, sorrisos, batidinhas nos ombros e outros gestos de cordialidade. O ex-deputado estadual Valdinar Barros observava ao redor quando foi abordado por nossa reportagem. O ex-representante político da região se recusou a avaliar o primeiro ano de atuação dos “novos” deputados estaduais. Sobrou para dona Maria de Jesus: “eu nem sei quem são eles, a gente pouco ouve falar neles...”
Pré-candidata à prefeitura de Imperatriz nas eleições de 2012, a ex-secretária de saúde Rosângela Curado não se importou em dizer ao Correio Popular que voltará à cidade no próximo ano: “tenho um projeto político junto com o grupo do Democratas: colocamos o nosso nome como mais uma opção para Imperatriz. Acredito que a população vai olhar com carinho o nosso nome e vai ter mais uma chance de representação junto ao Poder Executivo da cidade (...) sou pré-candidata à prefeitura de Imperatriz”, finaliza.
Discursos
Após a chegada de Governadora Roseana o publico se reuniu próximo ao palco para acompanhar os discursos dos deputados da região, do Secretário de Saúde Ricardo Murad e de outros convidados. O prefeito Sebastião Madeira disse que a UPA “é a solução para as 20 mil pessoas que são atendidas por mês no Socorrão, que agora terão essa válvula”. A governadora iniciou a fala dizendo que há muito tempo conhece o prefeito Madeira e que os dois sempre estiveram em lados opostos, e continuou: “agora o destino deu a ele a possibilidade de ser prefeito e eu de ser governadora em um mesmo período. Não fazemos mais porque não podemos, ele tem o orçamento do município e eu tenho o orçamento do Estado”. E os discursos continuaram, regados a elogios.
Às 11h56 a imprensa se imprensava para conseguir uma fala da governadora durante a coletiva. Às 12h a placa foi descerrada e a UPA finalmente inaugurada. Depois de todo o tumulto, às 12h05, Roseana Sarney seguiu em direção ao portão de saída, rodeada por seguranças e secretários. A reportagem do Correio a surpreende e pergunta o que representa para 2012 a aproximação que tem demonstrado com o governo Madeira: “representa parcerias, temos trabalhado no Maranhão inteiro como estamos fazendo. Em Imperatriz ainda vamos entregar a Avenida (Babaçulândia), deveremos iniciar a obra ou parceria de funcionamento de um hospital de alta complexidade e evidentemente a parte de asfalto e infraestrutura”, diz a governadora, deixando pronta a UPA e dona Maria de Jesus, que agora sabe para que serve o novo prédio próximo à casa dela.
correiopopular
Por Hemerson Pinto
Nenhum comentário:
Postar um comentário