quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

AkzoNobel investirá 80 milhões de euros em fábrica no Maranhão


Bateu o desespero: Murad convoca urgentemente prefeitos para acelerar entrega e funcionamento de hospitais

Política 
 
Murad anda apreensivo comprovável operação da PF
Murad anda apreensivo comprovável operação da PF
O secretário de Saúde, Ricardo Murad, cunhado da governadora Roseana Sarney; anda desesperado com informações por ele recebidas de que está em curso uma operação executada pela PF no Maranhão para investigar malversação de recursos federais no programa Saúde é Vida, tocado por ele.
O nervosismo é tamanho que tratou de criar uma rede de divulgação de informações  da suposta operação, dando a entender que estaria sendo vítima de perseguição até mesmo dentro do Judiciário Federal no Maranhão, além de parte da imprensa e de partidos políticos. Uma justificativa descabida, senão uma forma de tirar o foco que lhe mira.
Receoso, o secretário se adiantou e protocou hoje na Superientendência da Polícia federal do Maranhão, no final da tarde, ofício colocando a Saúde à disposição da PF para quaisquer investigação. E garante que não existe nenhuma irregularidade. Mas não foi isso que constatou o Ministério Público de Contas, órgão do TCE.
Desde ontem que Murad vem reunindo prefeitos para agilizar convênios que possam garantir a manutenção das 72 unidades que prometeu construir até dezembro de 2009, pulando para o final de 2010, sem que tivesse executado menos de 50% do programa. E aí já se foram mais de R$ 300 milhões.
Hoje, no hotel Luzeiro, seu QG, Murad reuniu dezenas de prefeitos para tratar do assunto. Pretende apressar a entrega dos hospitais ainda em fase de contrução e garantiu  a eles que dinheiro não faltará para o funcionamento dos estabelecimentos. Por isso, anunciou a assinatura de convênios.
O secretário de Saúde tem passado noites insones, temendo a possibilidade de que a operação pela PF esteja realmente acontecendo no Maranhão ou até se preparando se algum dia ela bater às portas da sua pasta.
No primeiro sábado da segunda quinzena de janeiro, o presidente do Senado Federal, José Sarney,  estava com ares de preocupação. Reuniu no mesmo dia a filha governadora, outro filho, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, na sua ilha Curupu, para tratar da sucessão municipal de São Luis e da eleição de 2014. Não sem antes conversar sobre um assunto delicado.
O blog obteve informações de que Sarney está preocupado com a possibilidade do estouro de uma enorme bomba no Maranhão. Os ventos de Curupu apontam para um direção que pode abalar a República no  nosso Estado. Anotem!

AkzoNobel investirá 80 milhões de euros em fábrica no Maranhão

Maranhão 
 

A unidade que está sendo construída em Imperatriz, abastecerá a fábrica da Suzano Papel e Celulose no Maranhão.
O Estado de S.Paulo
Atualmente a AkzoNobel emprega mais de 2,7 mil pessoas no Brasil.
Atualmente a AkzoNobel emprega mais de 2,7 mil pessoas no Brasil.
A empresa holandesa do setor químico AkzoNobel vai investir 80 milhões de euros (R$ 183,5 milhões) na construção de uma nova fábrica de celulose no Brasil.
“O acordo, válido por 15 anos, reforça a importância de mercados de alto crescimento para a AkzoNobel e ajudará a impulsionar a estratégia de médio prazo no Brasil, que prevê dobrar a receita para 1,5 bilhão de euros,” afirmou Rob Frohn, membro do Comitê Executivo da Akzonobel.
A fábrica, operada pela divisão de químicos para celulose e papel da empresa, a Eka Chemicals, abastecerá a fábrica da Suzano Papel e Celulose no Maranhão. A AkzoNobel destacou que esse é o segundo maior investimento da empresa no Brasil nos últimos 12 meses.
O investimento vai envolver abastecimento, estocagem e manejo de todos os produtos químicos para a fábrica de 1,5 milhão de toneladas por ano, que está sendo construída em Imperatriz e deve começar a operar no último trimestre de 2013.
Atualmente a AkzoNobel emprega mais de 2,7 mil pessoas no Brasil e em 2010 a receita da empresa totalizou quase 850 milhões de euros. A maioria da receita é gerada pela demanda local. A ambição da AkzoNobel é atingir receita 1,5 bilhão de euros no Brasil até 2015. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário