sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Candidatos a prefeito discutem suas propostas em debate
























Com as eleições se aproximando, a comunidade acadêmica quer conhecer e questionar as propostas de governo dos candidatos à Prefeitura de Imperatriz. Nesta segunda-feira (10), às 19h30, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) promoveu a IV edição do debate dos candidatos de Imperatriz. 

A organização do debate ficou a cargo do Diretório Central dos Estudantes Josias Morais, da UEMA. A intenção foi envolver a comunidade acadêmica nesse processo político, para discutir as propostas de governo, abordando temas de relevância na sociedade imperatrizense (educação, saúde e transporte público), conforme explicação de Paulo Henrique, representante do DCE. 

O atual prefeito de Imperatriz e candidato à reeleição, Sebastião Madeira, não compareceu, alegando compromissos de campanha. Mas o bom andamento do debate não dependeu disso, e sim do público presente (professores, alunos e a comunidade em geral), além dos outros oito candidatados. Aos poucos, foram chegando Carlinhos Amorim (PDT), Adalberto Franklin (PT), Rosângela Curado (DEM), Aluísio Melo (PCB), Francisco Melo (PSOL), Wilson Leite (PSTU), Kleber Miranda (PSB) e Justino Filho (PTC). Além desse debate, a Faculdade de Educação Santa Terezinha promoveu encontro idêntico, no dia 23 de agosto, no qual também não compareceu Sebastião Madeira. 

O debate na UEMA ocorreu em cinco blocos, sendo o primeiro destinado aos candidatos, para apresentarem, em dois minutos, suas propostas de governo. Os outros blocos foram divididos em diversos temas, com perguntas e comentários. Por ordem de sorteio, as perguntas eram direcionadas ao candidato da vez, que tinha um minuto para respondê-las e, logo depois, outro candidato fazia comentários acerca das mesmas perguntas. Todos os questionamentos foram elaborados por acadêmicos, antes do debate, passando posteriormente pela comissão eleitoral, para serem avaliados.

À medida que o debate ganhava proporções maiores, os ânimos no auditório da UEMA, que tem capacidade para 150 pessoas, iam se exaltando. O local estava lotado, por isso algumas pessoas se acomodaram no pátio da universidade, onde foram colocados um telão e cadeiras. As falas dos candidatos eram motivos de aplausos ou vaias. 

Para a professora Luciléa, do curso de Geografia, esse momento possibilita uma proximidade dos acadêmicos com o futuro gestor de Imperatriz, já que os estudantes aprendem na universidade a ser críticos e, no debate, eles podem exercer isso. “Aqui é um espaço democrático, para expor ideias, confrontar pensamentos. Em um debate, podemos ficar mais próximos dos candidatos. Assim, temos condição de avaliar melhor as propostas”, responde a professora.

UFMA 

Outra forma de aproximar os candidatos a prefeitos de Imperatriz da comunidade acadêmica é o programa de rádio. A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Projeto de Extensão Cadeira do DJ, do Curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, está realizando, desde segunda-feira (10) até hoje (12), uma série de entrevistas com os candidatos.

Na segunda-feira, foram ao estúdio Adalberto Franklin, Aluísio Melo e Carlinhos Amorim. Na terça-feira, estiveram gravando Justino Filho e Rosângela Curado. Hoje, os convidados são Sebastião Madeira, Wilson Leite e Kleber Miranda. Cada candidato tem 20 minutos para explanar suas ideias, além de responder alguns questionamentos dos professores e alunos. O Programa será editado e veiculado na quinta-feira (13), no site http://www.imperatriznoticias.com.br/, na coluna Rádio e Notícias. 

Por Carla Rejane

Nenhum comentário:

Postar um comentário