quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Corinthians vence a 'zebra' Luverdense e garante classificação

Wagner Carmo / VIPCOMM
SÃO PAULO - O susto em Mato Grosso fez o Corinthians se lembrar de que a humildade é um ingrediente básico de sua história e de suas conquistas. Derrotado por 1 a 0 no jogo de ida das oitavas de final, o campeão mundial sobreviveu na Copa do Brasil triunfando em casa por 2 a 0.
Se poupou jogadores e admitiu que seu time não estava preparado para a intensidade do rival na primeira partida, Tite viu uma partida diferente no Pacaembu. Como não faltou disposição, sobrou superioridade técnica para construir o placar ainda no primeiro tempo, com gols de Alexandre Pato e Fábio Santos.
Douglas jogou muita bola, Pato participou bem da partida, e, apesar de sustos em alguns contra-ataques, o time alvinegro foi aos vestiários já com a vantagem de que precisava. Na etapa final, sem a necessidade de correr riscos, administrou o confronto até o apito final.
O triunfo colocou a formação do Parque São Jorge nas quartas de final da Copa do Brasil. O adversário será o Grêmio, carrasco do Santos.
Antes de pensar no mata-mata, o Corinthians buscará encostar nos líderes do Campeonato Brasileiro. Atual quinto colocado do Nacional, o time voltará a jogar no domingo, no Pacaembu, contra o Flamengo. O Luverdense, depois de viver o sonho de eliminar o campeão mundial, retorna à realidade da Série C.
Gols perdidos, sustos, Douglas inspirado e virada
O Luverdense cumpriu a promessa feita por seu técnico de não apostar em um ferrolho. A equipe mato-grossense adiantou a marcação em alguns momentos do primeiro tempo e, mesmo dominada pelo Corinthians, conseguiu chegar com perigo em contra-ataques que poderiam ter mudado a história do confronto.
De qualquer maneira, o volume alvinegro era muito superior. Douglas mostrou que suas boas atuações recentes não foram exceções e comandou o time com grandes passes. Aos oito minutos, após rebote de falta, ele deixou Paulo André em boa posição para chutar. Gabriel defendeu, e a bola bateu no travessão.
Pouco depois, o Luverdense encaixou o primeiro de seus bons contragolpes – nas costas de Edenílson, muito mal na partida -, e Tozin bateu com perigo. Foi também por ali, aproveitando mais um erro de posicionamento do lateral, que Washington teve boa oportunidade e chutou muito mal.
Os visitantes marcavam com os volantes Júlio Terceiro e Gilson pelo meio. Washington e Rafael Tavares tentavam fechar os lados, mas a equipe tinha problemas quando Douglas encontrava algum espaço ou quando o Corinthians roubava a bola perto do círculo central. Em um desses roubos, Danilo deixou Guerrero na cara de Gabriel. O peruano optou por driblar o goleiro, permitiu a recuperação de Carlão e levou ao desespero à torcida.
Mas o time não se desesperou e chegou à rede em um passe de Douglas para Pato, bem no jogo. Partindo para o gol, o atacante foi derrubado a um palmo da área por Raul Prata, que escapou só com um amarelo, e bateu a falta rasteiro. O chute foi no meio do gol, porém Gabriel, atrapalhado pela falsa barreira alvinegra, não conseguiu segurar, aos 29.
Pouco depois, Misael teve a chance de complicar as coisas para os donos da casa. Cabeceou livre, em vacilo da defesa, e parou em ótima defesa de Cássio. Na resposta, em mais um lance inteligente de Douglas, Ibson perdeu a oportunidade de ampliar na cara de Gabriel.
Disposto a virar o placar agregado do confronto, o Corinthians pressionou na parte final do primeiro tempo. Sofreu mais um contragolpe com chute de Misael, perdeu mais um gol – Guerrero chutou por cima após passe ótimo dele, Douglas – e alcançou o objetivo aos 44. Pato entortou a marcação, Douglas cruzou rasteiro da esquerda, Ibson desviou e Fábio Santos concluiu na pequena área.
Administração tranquila
Finalmente à frente do Luverdense, o time do Parque São Jorge pôde administrar a situação na etapa final. Os visitantes tentaram ganhar força na frente, com as entrada de Samuel e Tatu, mas os donos da casa mantiveram as coisas sob controle, sem os sustos levados no primeiro tempo.
Trocando Ibson por Alessandro e levando Edenílson ao meio de campo, Tite tentou tornar ainda mais segura a marcação. Conseguiu o objetivo, terminando a partida sem sofrer nenhum ataque que colocasse em risco a sua classificação às quartas de final da Copa do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário