quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Enem 2013 será influenciado pelo horário de verão

Ocorre nos dia 26 e 27 deste mês a realização da edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em que 99,98% dos cartões de confirmação já foram entregues aos candidatos. A informação foi dada pelo ministro da Educação, Aluizio Mercadante, na última segunda-feira, dia 21. O Enem recebeu este ano a inscrição de 7.173.574 candidatos.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 53.551 cartões de confirmação foram devolvidos. O motivo foi a não existência do número de endereço indicado, segundo os correios.
Enem
Foram enviados para todos os 53.551 e-mails cadastrados o cartão de confirmação digital, destinado àqueles que não receberam o cartão físico. Deste total, 97% receberam mensagem por celular, no entanto, 1.863 candidatos – 3% do total – não cadastraram números de telefone celular, e desses, 795 já acessaram o sistema pela internet. O ministro recomenda que os 1.068 candidatos que não receberam o SMS acessem o sistema online e imprimam o comprovante.

Os inscritos no Enem devem ficar atentos aos horários de prova nos dois dias de prova, com início às 13h, no horário de Brasília. No Maranhão, os portões serão abertos às 11h e fechados às 12h, no horário local de início das provas. Será impedido o acesso do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.
No primeiro dia, os participantes terão quatro horas e meia para fazer as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, cada uma com 45 questões. No segundo dia, serão cinco horas e meia para as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. As duas últimas também terão 45 questões cada uma.
Os cadernos de provas são apresentados nas cores azul, amarelo, branco, rosa e cinza. O participante deve ler as instruções contidas na capa do caderno de prova e verificar se este contém a mesma quantidade de questões indicadas no cartão de resposta.
Antes de iniciar a prova é preciso marcar nesse cartão a opção correspondente à cor da capa do caderno de prova. O candidato deve ainda transcrever no cartão a frase apresentada na capa do caderno de prova, que serve apenas como identificação do tipo de caderno apresentado. Deve-se ficar atento ao tempo que deve disponibilizar para a marcação do cartão-resposta.
O candidato deve usar, no dia da prova, somente caneta esferográfica de cor preta fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilitará a leitura óptica do cartão-resposta. Não será permitido o uso de borracha e lápis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário