quinta-feira, 28 de junho de 2012

Cavalgada deste ano terá percurso menor para carroças


Como acontece todo ano, a cavalgada é o evento que marca a abertura da EXPOIMP. Este ano, um pouco diferente dos anos anteriores, os carroceiros – principalmente - têm algumas novas regras para cumprir. 

Uma das novidades é que os carroceiros que tiverem a pretensão de participar da cavalgada deverão registrá-las na SETRAN. A exigência é dos ministérios público Estadual e Federal, da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e da própria organização da exposição agropecuária.

Segundo o presidente do SINRURAL, Sabino Costa, esta medida é para garantir maior organização da marcha e mais segurança para os participantes. Sabino argumenta que, ao se inscreverem, os carroceiros assinarão um termo de responsabilidade e receberão orientações sobre o que podem e o que não podem fazer. 

A cavalgada vai exigir também que para efetivar a inscrição basta que o condutor e ou proprietário da carroça apresente à Secretaria Municipal de Trânsito documentação pessoal e comprovante de endereço. “A inscrição gera um número que será impresso num adesivo que deverá estar fixado na carroça durante todo o percurso da cavalgada”, explica o presidente do Sindicato. 

Ainda de acordo com Sabino Costa, os critérios definidos conjuntamente determinam que o termo de responsabilidade deixa o condutor ciente de que ele não poderá fazer ingestão de bebida alcoólica durante o percurso da cavalgada, afim de não colocar em risco a vida dos participantes.

Outra medida que foi colocada em prática ano passado e deve prevalecer este ano é o percurso que os carroceiros devem seguir. “As carroças devem ser posicionadas numa espécie de segundo pelotão, atrás das comitivas de cavalos. O percurso vai até o limite da Belém-Brasília, mas os carroceiros devem retornar da altura do Posto Alvorada – antes da Ponte do Cacau”, explicou Sabino, deixando claro que as comitivas de cavalos poderão seguir pelo eixo central da rodovia até o Parque de Exposições. A manutenção desta medida é para diminuir o tempo de obstrução da BR-010. “Em algumas reuniões algumas pessoas chegaram até a cogitar a saída das carroças da cavalgada, mas essa é uma causa que eu não apoio, pois, quando a cavalgada começou, há alguns anos atrás, ela tinha um número bem pequeno de participantes e foram justamente os carroceiros que ajudaram a cavalgada a tomar a proporção que ela possui hoje. Não acho justo que deixemos eles de lado. O que é preciso ser feito, nós estamos fazendo, que é estabelecer algumas regras e discipliná-los”, afirmou o presidente do SINRURAL.

O desfile será no dia 7 de julho, sábado, com concentração na Rua 15 de Novembro, a partir das 9 horas da manhã. A cavalgada percorrerá as principais ruas e avenidas de Imperatriz.

Por Karoline Damião

Nenhum comentário:

Postar um comentário