segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

SÃO MIGUEL: Vereadora diz que com apoio de Sula e Espoca, CPI do Dino foi comprada

A relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), Diana Veloso (PSDB), denunciou neste domingo, 15, ao webjornal Folha do Bico, uma suposta manobra do prefeito, Francisco de Sousa Lopes, conhecido popularmente como Dino (SDD), para sepultar as investigações na Câmara Municipal sobre uma série de denuncias de desvios de recursos públicos.
Diana comentou ainda que o presidente da Câmara, Sula Borba (PP) e o vereador Espoca (PR) estariam colaborando com a ação do prefeito.
Criada do dia 5 de setembro com os votos favoráveis dos vereadores Márcia (PTB), Ildenir (PV), Espoca (PR), Diana Veloso (PSDB) e Flanomar (PSDB), a CPI pretendia apurar indícios de fraudes em licitações na Prefeitura Municipal. O Ministério Público Estadual apontou que as supostas irregularidades geraram danos de quase R$ 6 milhões. O prefeito Dino, foi afastado pela Justiça, mas retornou ao cargo por força de uma liminar conseguida no Tribunal de Justiça.
Diana contou que na terça-feira, 10, a comissão havia aprovado a prorrogação por mais 90 dias para a realização dos trabalhos. Mas na sexta-feira, 13, após um acordo de bastidores entre Dino, Sula Borba e Espoca, os vereadores Igo da Bela Vista (PPS), Consola (PMDB) e Yanes (PMDB) apresentaram um pedido de arquivamento da CPI que foi aprovado com a mudança repentina de posição do vereador Espoca, um dos autores do requerimento de criação da CPI, em setembro e que na terça-feira havia votado pela prorrogação dos trabalhos.
“Olha é muito suspeito essa atitude desses vereadores que se renderam as seduções e benefícios do prefeito. Nossa obrigação aqui é defender o patrimônio público e fiscalizar a corrupção que se instalou na Prefeitura de São Miguel. Essa mudança de comportamento levanta graves indícios”, disse a relatora.
Diana contou ainda que a CPI aguardava receber uma séria de documento que fortaleceriam ainda mais as suspeitas de improbidade administrativa e má zelo com recurso público, caracterizando explicitamente desvio de dinheiro público. “Os relatórios do Tribunal de Contas do Estado, que já estão nas mãos da CPI são claros, existe uma quadrilha instalada na Prefeitura de São Miguel que agora conta com o apoio do presidente da Câmara, e do vereador Espoca”, finalizou a Diana.
Com a decisão de sexta-feira a CPI deve ser arquivada e as investigações da Câmara Municipal paralisadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário