terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Guerreiro Jr abre mão da disputa pela presidência do TRE

Froz Sobrinho. Nova geração dará as cartas no TRE
Froz Sobrinho. Nova geração dará as cartas no TRE
Depois de muito tempo, uma disputa para a presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão parecia certa. O desembargador Guerreiro Jr. decidiu entrar no jogo para colocar fim à tradição que reinava na corte, prevendo a ascensão automática do vice-presidente ao fim do mandato do titular.
Com Guerreiro Jr na briga, o desembargador Froz Sobrinho, eleito vice-presidente do Tribunal em fevereiro, praticamente foi descartado da possibilidade de vir a presidir do TRE-MA. Quase todos davam como certa a vitória de Guerreiro.
Mas, nos bastidores, Froz trabalhou para garantir que a tradição permanecesse. Os primeiros sinais de que Guerreiro estava perdendo a batalha, veio há duas semanas, quando a juíza Alice Rocha, ligada a Froz Sobrinho, foi eleita por 12 votos contra 10, no Tribunal de Justiça, para compor o TRE na cota dos juízes de direito. Alice venceu disputando justamente contra a juíza Francisca Galiza, tida como candidata de Guerreiro Jr.
Com a vitória de Alice, o clima na cúpula do poder judiciário maranhense esquentou e a disputa pela presidência do TRE passou a criar claras divisões internas. Pressionado a ceder “em nome da paz interna no judiciário”, Guerreiro jogou a toalha e na próxima quarta-feira (18), o desembargador Froz Sobrinho deverá assumir o cargo de presidente do Tribunal Eleitoral do Maranhão.
Não custa lembrar que Froz Sobrinho é sobrinho do atual presidente do Tribunal de Contas do Maranhão (TCE) , Edmar Cutrim. Ou seja: com a vitória de Froz na queda de braço contra Guerreiro, Edmar terá (de novo) alto nível de influência nas duas cortes mais importantes para o processo eleitoral de 2014 no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário