quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Mais um detento é assassinado no Complexo Penitenciário de Pedrinhas


Arquivo/O Estado
Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís.
SÃO LUÍS - Mais um detento morre no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Segundo a Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap), um detento foi assassinado na tarde desta quinta-feira (19), após uma briga no Presídio São Luís II. As causas da morte ainda não foram divulgadas, nem o nome do detento morto. Ainda segundo a Sejap, o caso está sendo averiguado.
Segundo informações repassadas pela rádioMirante AM, o Sindicato dos Agentes Penitenciários teriam afirmado que, na verdade, há quatro mortos no Presídio. Os fatos, ainda, estão sendo apurados.
Vistoria
Há suspeita de que a briga entre os detentos seria uma reação a uma vistoria que foi realizada na tarde desta quinta-feira (19), no Centro de Detenção de Pedrinhas (CDP).
Assassinatos em Pedrinhas
Com esse assassinato confirmado, já são seis detentos mortos só este mês de dezembro no Complexo Penitenciário de Pedrinhas e mais de 40 assassinados em 2013. No mês de outubro, já haviam sido contabilizadas 37 mortes.
Um relatório, divulgado no último dia 17, apontou que os presídios do Maranhão estão em situação preocupante. A comitiva formada por representantes da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) observou aspectos de infraestrutura, capacidade de recolhimento dos presos, situação processual em que se encontrava o detido, entre outras. Reuniões com o Tribunal de Justiça e com o governo do Estado também ocorreram durante a visita ao Estado, com o intuito de adotar medidas conjuntas para reduzir o acúmulo de problemas pelos quais passa o sistema prisional maranhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário