domingo, 22 de abril de 2012

Parceiro da sociedade, 50º BIS comemora o Dia do Exército


O aniversário de 364 anos do Exército Brasileiro foi comemorado ontem, 19 de abril. Em Imperatriz, o 50º Batalhão de Infantaria de Selva celebrou a data com uma cerimônia de formatura com a presença do prefeito Sebastião Madeira, comandantes da Marinha e Polícia Militar e familiares dos oficiais. A solenidade aconteceu no Batalhão Capitão-Mor Moniz Barreto, na Avenida Bernardo Sayão. 

De acordo com o porta-voz do 50º BIS, capitão Roberto Caracas, “todo o Exército hoje comemora a formação do seu embrião, que é a primeira batalha dos Guararapes, em Pernambuco, no ano de 1648, quando aconteceu a primeira batalha onde os brasileiros brancos, índios e negros, de armas nas mãos, expulsaram a ameaça estrangeira”, explica.

O capitão declarou que em Imperatriz o Exército Brasileiro tem vários motivos para comemorar a data, destacando a atuação que, segundo ele, o 50º BIS exerce junto à sociedade imperatrizense. “Comemoramos grandes parcerias, como o combate à dengue, o apoio a Defesa Civil, apoio nas campanhas de vacinação anti-rábica, nos períodos de enchentes do Rio Tocantins, em ações sociais, apoio a distribuição de remédios, com dentistas e médicos, entre outras atividades.

A Batalha dos Guararapes tem uma simbologia forte para o Exército Brasileiro. O episódio marca a união de raças em defesa do território em 1648, no Morro dos Guararapes, em Pernambuco. Na ocasião, índios, negros e brancos teriam unidos forças para expulsar os holandeses que, em numero maior, ameaçavam dominar as terras do Pau-Brasil. A batalha foi a origem do Exército Brasileiro. 

Hoje o Exército Brasileiro realiza atividades como patrulhamento de fronteiras, construção de estradas, apoio em momentos de calamidade pública, na segurança de eleições e outros eventos. Atua em missões coordenadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) como as operações de paz no Haiti, onde o 50º BIS participou com o 2º Pelotão de Fuzileiros de Selva, no primeiro semestre de 2008.

Do dia 16 de abril até hoje, o 50º BIS vem realizando atividades esportivas entre os militares do batalhão e recebendo visitas de estudantes de várias escolas, convidados a assistirem palestra sobre o Exército Brasileiro e a atuação em Imperatriz, além de participarem de passeio em viatura militar e caminhada na mata do batalhão, identificando a fauna e a flora da região. 

Por Hemerson Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário