quarta-feira, 6 de junho de 2012

Tribunal de Justiça revoga habeas corpus de acusado de matar "Rato 8"


Edmilson de Jesus dos Santos, acusado de ser um dos autores do homicídio de Marcos Paulo das Neves Gaspar, o %u201CRato 8%u201D (OIMP/OIMP/D.A Press)
Edmilson de Jesus dos Santos, acusado de ser um dos autores do homicídio de Marcos Paulo das Neves Gaspar, o %u201CRato 8%u201D

O desembargador Raimundo Melo negou na terça-feira (5) liminar em habeas corpus ao preso Edmilson de Jesus dos Santos, acusado de ser um dos autores do homicídio de Marcos Paulo das Neves Gaspar, o "Rato 8" - crime ocorrido em 15 de abril, na Avenida Litorânea.

O habeas corpus foi ajuizado no TJMA contra decisão do juízo da 2ª Vara Criminal de São Luís, que, a pedido da Policia Civil e com concordância do Ministério Público Estadual, determinou a prisão temporária de Edmilson Santos.

No pedido, a defesa alegou que o acusado estaria recebendo constrangimento ilegal da Justiça de 1º Grau. Para justificar a falta de requisitos para mantê-lo preso, afirmou ser ele réu primário, ter residência e emprego fixo.

O habeas corpus foi ajuizado no plantão judicial. O magistrado plantonista deferiu liminar para soltura do preso. Após distribuição os autos foram encaminhados ao desembargador Raimundo Melo. Ao reanalisar a decisão, o magistrado entendeu, por cautela, revogá-la e determinou que fosse expedido novo mandado de prisão em desfavor do acusado.

O desembargador Melo entendeu ser necessária a manutenção da prisão de Edmilson, em razão da garantia da ordem pública, por conveniência da instrução criminal e para assegurar a aplicação da lei penal. Cópia do novo mandado de prisão foi enviada à Secretaria de Segurança Pública do Estado para cumprimento.

O processo agora será encaminhado a Procuradoria Geral de Justiça do Estado, que deve analisá-lo e emitir parecer. Após esse procedimento será submetido a julgamento pelos desembargadores membros da 1ª Câmara Criminal do TJMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário