terça-feira, 17 de abril de 2012

PT já discute expulsão de Bira do Pindaré


Os aliados do vice-governador Washington Luiz Oliveira já discutem internamente algum tipo de punição para o deputado Bira do Pindaré caso ele não acate a decisão do encontro de domingo, em que saiu derrotado, e venha a apoiar outro candidato que não seja do PT.
Vera Gomes observa plateia durante fala de Bira: 'Quem quiser sair, saia!', diz ela
A preocupação aumentou por conta do discurso de Bira, já prevendo a derrota no evento de ontem.  “Se o Washington fosse o escolhido do PT já teria o nosso apoio, mas ele é o candidato da Ilha de Curupu”, provocou Bira numa referência à propriedade da família Sarney.
Bira está alinhado à cooperativa de candidatos em torno do comunista Flávio Dino.
Washington não fala sobre o assunto abertamente. No encontro em que derrotou Bira, ele lembrou que em 2000 perdeu a disputa interna para a Prefeitura de São Luís e apoiou normalmente a então deputada Helena Heluy.
Os aliados do vice-governador já falam abertamente até na expulsão do deputado. Dizem que ele se submeteu às regras da disputa interna, perdeu e não tem do que reclamar. Ontem Bira chegou a ameaçar abandonar o encontro caso a votação dos delegados não fosse feita em voto secreto. Foi atendido.
Conselho de Ética
Observadora do Diretório Nacional do PT e membro do Conselho de Ética do partido, a militante Vera Gomes disse que Bira está na obrigação de apoiar Washington sob pena de deixar o PT.
“Quem for do PT e não quiser acompanhar as decisões do PT tem de procurar seu rumo. Quem é do PT deve assumir a posição do partido, independente de sua posição. Quem não quer seguir a fidelidade partidária deve deixar o PT”, disse Vera Gomes ao blog fazendo questão de ressaltar não estar falando como dirigente nacional mas uma “simples observadora”.
“Quem não quiser ficar, saia. Saia que o PT se recompõe. Quem não quiser ser do PT, o partido não obriga a ficar. Tem muitos partidos por aí”, completou a dirigente.
Ela disse que Bira pode deixar a legenda sem a preocupação de responder processo de infidelidade partidária na Justiça Eleitoral. “O deputado Rubens Bueno (PT-PE) deixou o partido e hoje está no PDT. Em nenhum momento nós tentamos cassá-lo. Ele estava insatisfeito e teve a dignidade de deixar o PT”, disse ela.
Vera Gomes, ligadíssima ao ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), declarou não acreditar que Bira deixe o partido. “Eu tenho certeza que ele não sai. Ele não é maluco! Bira vai fazer a campanha de Washington. Eu confio na fidelidade partidária dele.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário