quinta-feira, 12 de abril de 2012

Vasco derrota Nacional mas não consegue a liderança do grupo


Foto: AP
MONTEVIDÉU (URUGUAI) - O Vasco entrou no Parque Central, em Montevidéu, nesta quinta-feira, já classificado para as oitavas de final da Libertadores. Contudo, o time queria terminar a primeria fase em primeiro lugar do grupo para ter a vantagem de jogar a segunda partida em casa. A vitória por 1 a 0, entretanto, não foi suficiente. Com o triunfo do Libertad-PAR, por 2 a 1, sobre o Alianza Lima-PER, o time paraguaio garantiu a liderança por ter terminado com o mesmo número de pontos do Gigante da Colina (13), mesmo saldo (4), mas levar vantagem nos gols marcados (11 a 10).
O gol da vitória cruz-maltina foi marcado por Diego Souza e garantiu ao Vasco uma das melhores campanhas entre os segundos classificados (apenas Boca Juniors e Universidad de Chile podem o ultrapassar).O clube só saberá em que posição terminou e qual seu adversário no meio da próxima semana, quando se encerram os jogos da primeira fase.
O Vasco volta a campo no próximo domingo em busca da vaga para a semifinal da Taça Rio. O time encara o Nova Iguaçu, em Moça Bonita, precisando vencer para não depender de tropeços dos rivais para se classificar. O Gigante da Colina é o segundo colocado do Grupo B, com 11 pontos, um a menos que o líder Bangu.
Poucas chances, e gol só no Peru
Sem Juninho e Felipe, o Vasco apostou em um meio-campo de marcação. O time teve três volantes, com Fellipe Bastos mais avançado e Rômulo e Eduardo Costa mais defensivos. A ligação com o ataque seria feita por Diego Souza, mas, na prática, era Eder Luis quem ditava o ritmo de ataque do time. Mesmo com dificuldades, a equipe carioca era melhor, já que o Nacional esbarrava no próprio desentrosamento.
O Vasco se aproveitava disso e dominava as ações ofensivas. Com um bom passe, Eder Luis deixou Diegou Souza livre na entrada da área. O chute saiu rasteiro, mas foi defendido. Alecsandro demorou para chegar no rebote e perdeu a chance. Em jogada ensaiada, Bastos cobrou falta para a área, na direção da marca de pênalti. Rodolfo apareceu para completar de canhota, mas mandou para fora. Minutos depois, foi a vez de Feltri perder um gol. O lateral recebeu bom passe de Diego Souza, mas, na cara do gol, chutou cruzado e permitiu que o goleiro tocasse com a ponta do dedo.
Mesmo desperdiçando chances, o Vasco seguia melhor em busca de um gol que o colocasse em primeiro do grupo. E ele saiu. Só que no Peru, no duelo entre o Alianza Lima-PER e o Libertad-PAR. Christopher Hurtado abriu o placar para o Alianza e, com o empate no Uruguai, o Gigante da Colina ficava com mais pontos que a equipe paraguaia.
Mas o Vasco não queria depender do resultado do outro jogo e continuou buscando o ataque, mesmo que sem muita criação. Fagner mandou uma bomba de longe e quase fez um golaço. Mas foi o Nacional, mesmo sem ter criado quase nada, quem esteve mais perto do gol no primeiro tempo, quando Boghossian ganhou da zaga cruz-maltina e tocou para Aguirre. O meia encheu o pé e acertou a trave.
Diego Souza garante vitória
O segundo tempo começou sem mudanças nas equipes e com um ritmo lento. Os dois times tinham dificuldades de criar jogadas e nos primeiros quinze minutos só houve notícia relevante no outro jogo do grupo. O Libertad-PAR conseguiu empatar o duelo contra o Alianza Lima-PER e, com mais um gol, tomaria o primeiro lugar do Vasco.
Diego Souza parece ter sido informado do empate adversário e resolveu dar uma acelerada em campo. Com um bonito drible, fez tabelinha com Alecsandro e recebeu de volta na cara do gol. O camisa 10 chutou rasteiro, mas o goleiro Jorge Bava conseguiu tocar na bola e diminuir sua velocidade. Mas o meia foi atrás e empurrou para o gol. Na comemoração, trem bala da Colina e dancinha.
O Nacional tentou reagir e o técnico Marcelo Gallardo fez três substituições ao mesmo tempo. Um dos jogadores que entraram foi o ídolo Alvaro Recoba. E foi dele a melhor chance do time uruguaio. O meia driblou dois e chutou forte de longe. Fernando Prass fez boa defesa. Do Peru, chegou a notícia ruim. O Libertad-PAR virou o jogo e assumiu a liderança por ter marcado mais gols. Com isso, o Vasco precisava marcar mais um ou torcer para que o Alianza empatasse.
O time teve uma chance clara de ampliar, mas Eder Luis perdeu. Diego Souza recebeu na esquerda e tocou para o camisa 7 na pequena área. O atacante, entretanto, chutou em cima do goleiro, desperdiçando uma chance incrível. No rebote, Fellipe Bastos pegou forte, mas Jorge Bava fez boa defesa. E o gol fez falta. Sem conseguir ampliar, o Vasco não conseguiu terminar em primeiro do grupo já que o Alianza Lima não empatou com o Libertad

Nenhum comentário:

Postar um comentário