segunda-feira, 2 de abril de 2012

Acaba a era de Luiz Bulcão na Cultura


Acabou a era de Luiz de Nazaré Bulcão na Secretaria de Cultura. Bulcão vai deixar a pasta nos próximos dias para disputar uma vaga de vereador em São Luís.
Bulcão deixa Cultura para tentar vaga na Câmara de São Luis
O blog antecipou a informação em maio do ano passado. Na época, eu até brinquei dizendo que se ele fosse mesmo candidato estaria eleito porque é tanta gente querendo seu lugar que eles mesmo se encarregariam de fazer nosso “Poeta” um dos vereadores mais votados da capital (reveja).
Com a saída de Bulcão, a secretaria deve ser comandada por um interino até a chegada da governadora Roseana Sarney (PMDB) dos Estados Unidos. Em princípio, chegou a ser levantada a possibilidade do secretário Joaquim Haickel (Esporte) substituir o colega.
Isso aconteceria se a pasta de Esporte fosse fundida com a Juventude na reforma administrativa em curso no governo, o que já descartado.
No meio cultural agora a pergunta que se faz é a seguinte: Roseana vai romper com o estilo Bulcão ou colocar alguém ligado a ele?
Se Godão, que sempre negou ter interesse no cargo, assumisse a pasta seria trocar seis por meia dúzia. O compositor Wellington Reis, que tem interesse no posto, a mesma coisa.
Intelectuais da cidade comentaram com o blog que o novo secretário deve ampliar o conceito de cultura para além de Carnaval e São João.
Bulcão e os colegas André Campos (Juventude), Conceição Andrade (Desenvolvimento Regional) e Israel Ferreira (Política Públicas) devem participar nesta quarta-feira, no Palácio dos Leões, de um evento de despedida. André e Israel também serão candidatos a vereador em São Luís. O destino de Conceição é incerto.
Toda essa movimentação acontece porque termina na sexta-feira o prazo de desincompatibilização para quem quer disputar as eleições.
No município, devem deixar os cargos os secretários Pavão Filho (Orçamento Participativo) e Gutemberg Araújo (Saúde).
Os secretários Clodomir Paz (Trânsito e Transporte) e Júlio França (Agricultura), que querem ser vice do prefeito João Castelo (PSDB), têm até junho para deixar os cargos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário