quarta-feira, 11 de abril de 2012

Curso de Medicina a caminho de Imperatriz


Se dependesse da direção da Faculdade de Educação de Imperatriz (FACIMP) o curso de medicina, pelo qual aquela instituição de ensino luta há dez anos, já teria sido implantado. Ontem o médico Antônio Leite Andrade, presidente da mantenedora, recebeu a visita do prefeito Sebastião Madeira e do deputado Federal Chiquinho Escórcio. “Estamos prontos”, garantiu Antônio Leite aos visitantes. Pelo planejamento da instituição o curso terá duas entradas de 50 alunos, por ano.

Ao prefeito Madeira, Antônio Leite agradeceu o apoio que ele e a secretaria de saúde Conceição Madeira têm dado para transformar o Hospital Municipal (Socorrão) com as devidas adaptações num hospital de ensino, assim como também será o Hospital Regional Materno Infantil. 

Em reunião realizada no dia 11 de março com o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, o subsecretário de Saúde do Maranhão, José Márcio, e o deputado federal Francisco Escórcio, ficou decidido que Imperatriz ganhará o curso de medicina pública e a FACIMP será agraciada com o curso de medicina na área privada. Na oportunidade Escórcio pediu agilidade na implantação dos cursos.

Os hospitais-escolas integram a lista de exigências do Ministério da Educação para a implantação do Curso de Medicinal. Uma vez adaptados para atender as necessidades de um hospital-escola, essas unidades hospitalares poderão abrigar as chamadas residências médicas, outra exigência do Ministério da Saúde para a consecução do curso.

A adaptação do Socorrão e do Hospital Regional em hospitais-escolas tem sido acompanhada pelo consultor Joaquim Thomé, contratado pela Facimp, para trabalhar junto aos diretores para adequar os hospitais aos padrões de exigência do Ministério da Educação. Ele também assessora a Facimp na seleção dos currículos dos mestres e doutores que atuarão na docência do curso.

“Essa mesma estrutura (Socorrão) também contribuirá para a implantação do Curso de Medicina no Campus II da Universidade Federal do Maranhão”, lembrou o prefeito Sebastião Madeira ao se referir ao Municipal e ao regional como hospitais-escolas.

Além dos inúmeros laboratórios, um novo pavilhão se encontra em fase de conclusão. Antônio Leite lembrou que só na compra da complementação da biblioteca do curso foram investidos recentemente mais de um milhão de reais.

Em mais um passo dado para implantação do primeiro curso de Medicina em Imperatriz, uma comissão verificadora do Ministério da Educação deve desembarcar na cidade nos próximos dias. Vem fazer mais uma inspeção nas instalações da Facimp e nos futuros hospitais-escola.

Sobre a implantação de dois cursos de Medicina, um público e outro privado, o prefeito Madeira se mostrou otimista já que se trata de uma porta que se abre para os jovens de Imperatriz e região que, ao contrário dele, que teve de ir para Fortaleza fazer Medicina.

A FACIMP pediu a autorização do curso de Medicina com 100 entradas anuais, sendo 50 no primeiro semestre e mais 50 no segundo semestre. Um dado importante é que dessas 100 vagas que deverão ser ofertadas pela FACIMP, entre 30 e 40 serão oferecidas para alunos do ProUni ou do FIES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário