terça-feira, 17 de abril de 2012

Seja um doador de medula óssea



O Blog começa hoje a publicação de matérias sobre a doação de medula óssea. São posts informativos sobre uma necessidade de milhares de pessoas. Através deles, será possível saber que qualquer um dos nossos leitores pode fazer um gesto humanitário doando a medula.

Os pacientes que precisam de doação fazem a primeira busca entre os familiares. A chance de encontrar um doador na família é de 20% a 25%. Fora da família a chance diminui. É de uma em cem mil. Por isso é importante que o número de doares seja cada vez maior.

O que é a medula ?

A medula óssea é o tecido encontrado no interior dos ossos, também conhecido popularmente por "tutano", que tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos brancos (defensores do organismo contra vírus e bactérias), glóbulos vermelhos (transportam o oxigênio para os tecidos) e plaquetas (responsáveis pela coagulação do sangue).

Quem precisa de transplante de medula?

O Transplante de Medula Óssea (TMO) é indicado principalmente para o tratamento de doenças que comprometem o funcionamento da medula óssea, como doenças hematológicas, onco-hematológicas, imunodeficiências, doenças genéticas hereditárias, alguns tumores sólidos e doenças auto-imunes.

O caso mais popular de doação é para o tratamento de leucemia.

Quem quiser doar como deve proceder?

Quem tiver entre 18 e 55 anos pode ser um doador. Basta se inscrever no hemocentro mais próximo da sua casa, onde é feita a coleta de uma amostra de sangue (5 ml) para que sejam verificadas as características genéticas.

Os doadores de medula são inseridos no Registro Nacional de Doadores de Medula Òssea – Redome. O registro brasileiro foi criado em 1993 e centraliza todas as informações( nome, endereço, telefones para contato e resultados de exames) de pessoas que se dispõem a doar a medula óssea para pacientes que não possuem doadores na família. Quando um paciente necessita de transplante, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário