terça-feira, 17 de abril de 2012

Suspensão de atendimento pediátrico preocupa usuários de planos de saúde


Por Dayse Karol
Jornalista do Blog do Luís Cardoso
Todo mundo sabe que a saúde sempre foi um grave problema para os estados e municípios brasileiros. E que extamente por isso, boa parcela da população realiza um esforço e recorre aos planos de saúde privada. Acontece que em São Luís parece que a saúde pública ainda está melhor que a privada. Especialemente para para os usuários da Unimed e Unihosp que volta e meia são surpreendidos por descredenciamento de médicos e suspensão de atendimento.
Isso sem falar na demora em conseguir marcar consultas e procedimentos médicos. Os mais prejudicados com a situação são as crianças. A escassez de pediatras tem se tornado uma questão preocupante na cidade. E o problema parece ser bem mais grave. Semana passada o Hospital Português e a UPC (referência nesse tipo de atendimento) comunicaram a suspensão do atendimento pediátrico.
Em um período chuvoso, como o que estamos atravessando no momento, a incidência de crianças doentes acaba aumentando, e não há profissionais suficientes para atender a demanda. Resultado: os poucos que ainda atendem esse público específico acabam ficando com seus corredores abarrotados.
A Assembleia Legislativa do Estado realiza nesta tarde (17) uma audiência pública para tratar do assunto, que exige medidas emergenciais a fim de evitar um colapso no atendimento pediátrico da cidade. Os planos de saúde precisam ser obrigados a honrar seus contratos com usuários e prestadores de serviços médicos e hospitalares. A curto e médio prazo, o governo precisa adotar incentivos para que os estudantes de medicina voltem a se interessar pela pediatria, uma área que cada vez mais perde espaço pela baixa remuneração e disponibilidade exigida.
Atualmante existem apenas 300 pediatras atuando em todo o Maranhão, estado que possui 217 municípios. Eles reclamam das condições de trabalho e da baixa remuneração recebida pelos profissioanais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário