segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Saiba quais são os 30 municípios com os piores IDHM do Maranhão

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) coordenará as ações de levantamento de dados, organização de seminários temáticos e diagnóstico dos 30 municípios que apresentaram os piores Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e que serão beneficiados com o Plano de Ações ‘Mais IDH’. Os dados serão utilizados pelo Comitê Gestor do Plano instalado, na quinta-feira (8), pelo governador Flávio Dino.
O IDHM segue as três dimensões utilizadas no IDH global: renda, longevidade e educação. O índice é calculado decenalmente pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pela Fundação João Pinheiro (FJP).
Os 30 municípios são: Marajá do Sena, Jenipapo dos Vieiras, Belágua, Arame, Cachoeira Grande, Humberto de Campos, Itaipava do Grajaú, Fernando Falcão, Paulino Neves, Primeira Cruz, Buriticupu, Satubinha, Santo Amaro do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, Alto Alegre do Pindaré, Cajari, Amarante do Maranhão, Presidente Juscelino, Santa Filomena do Maranhão, Amapá do Maranhão, Pedro do Rosário, Governador Nunes Freire, Serrano do Maranhão, Conceição do Lago-Açu, Presidente Vargas, Matões do Norte, Bom Jardim, Mirador, Nina Rodrigues e Santana do Maranhão.
A base de dados para o diagnóstico será o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), que segue as três dimensões utilizadas no IDH global: renda, longevidade e educação.
Comitê Gestor
O Comitê Gestor do ‘Mais IDH’ será responsável por promover as políticas públicas articuladas em setores como habitação, produção na agricultura familiar, renda, fornecimento de água e saneamento básico, emprego, combate ao analfabetismo e condições adequadas para ensino nas escolas públicas. Os dados fornecidos pelo Imesc serão importantes no desenvolvimento e análise das ações.
O Comitê Gestor do Plano de Ações ‘Mais IDH’ é formado pelas secretarias estaduais de Desenvolvimento Social, Articulação Política e Assuntos Federativos, Saúde, Educação, Agricultura Familiar, Trabalho e Econômica Solidária, Cidades e Desenvolvimento Urbano, Igualdade Racial, além da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e do Imesc.
(Com informações do Imparcial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário