sábado, 9 de março de 2013

Cristina Meneses é a quarta mulher no país a ser delegada-geral da Polícia Civil


Foi-se à época em que as mulheres se dedicavam apenas aos afazeres domésticos e aos cuidados com filho e marido. Definitivamente, hoje, elas têm respeito e confiança no mercado de trabalho, nas artes, na política e em praticamente qualquer atividade que se imaginar em nossa sociedade, por mais que ainda exista a discriminação.
No Maranhão, estado governado por uma mulher, Roseana Sarney (PMDB), elas também ganharam destaque na cúpula da Segurança Pública e, atualmente, ocupam cargos que antes eram exercidos exclusivamente por homens, como a Delegacia Geral da Polícia Civil e a Superintendência da Polícia Civil da Capital (SPCC).
Delegada Cristina Meneses
Delegada Cristina Meneses
Mulher de palavras firmes, a delegada Maria Cristina Resende Meneses, ou simplesmente Cristina Meneses, está à frente da Delegacia Geral da Polícia Civil desde o dia 16 de novembro de 2011. Foi a primeira vez na história da Polícia Civil do Maranhão que uma mulher assumiu tal cargo. No país, ela é a quarta mulher nessa posição.
O secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, disse que a escolha de Cristina Meneses foi motivada por critérios profissionais e técnicos, após a análise dos perfis de outros delegados que poderiam ser indicados para a função. Ela ingressou no sistema de Segurança Pública em 1990, por meio de concurso público; assumiu o comando de diversas delegacias, tanto no interior como na capital, uma delas foi da Delegacia Especial da Mulher, em Bacabal; também a Delegacia de Defraudações e de Costumes, em São Luís.
Um dos trabalhos de destaque de Cristina Meneses ocorreu quando ela estava à frente da Delegacia Fazendária (Defaz). Participou diretamente da investigação técnico-científico que apurou crimes relacionados ao Projeto Fronteira. A fraude do Projeto Fronteira ficou conhecida como o esquema criminoso que envolveu empresários e ex-servidores, que atuavam no “sistema de informática da Secretaria da Fazenda”.
No momento, um dos seus desafios é justamente estreitar as relações da população com a Polícia Civil, segundo a delegada geral, isso está sendo feito por meio do Projeto “Delegacia Geral nas Comunidades”. Segundo ela, o trabalho da Polícia Judiciária tem se tornado fundamental na construção de Políticas Públicas e no combate à criminalidade. “Esse projeto com certeza irá causar um grande impacto de conscientização sobre determinados crimes e, principalmente, aqueles que são mais violentos. Queremos impedir que mais jovens e adolescentes entrem para o mundo do crime”, comentou.
As informações são do Imparcial…

Nenhum comentário:

Postar um comentário