sábado, 26 de novembro de 2011

Aged inicia vacinação assistida contra a febre aftosa

A Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) está iniciando a vacinação assistida contra a febre aftosa em áreas quilombolas e indígenas, e também nos municípios que registraram baixo índice de cobertura vacinal na primeira etapa da campanha, realizada em maio e junho deste ano. A segunda etapa está acontecendo em todo o Estado do Maranhão no período de 14 de novembro a 14 de dezembro.

O diretor geral da Aged, Fernando Lima, informou que estão sendo distribuídas para estas áreas, aproximadamente de 33 mil doses da vacina que foram doadas pela Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão e Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Faema/Senar), Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Maranhão (Fundepec), e prefeituras. "Nos municípios onde houve baixo índice de cobertura vacinal estamos solicitando a parceria dos prefeitos que estão contribuindo com a doação das doses de vacina aos pequenos criadores maranhenses", contou Fernando Lima.

A vacinação, que ocorre por conta dos proprietários dos animais, é assistida pelos fiscais de defesa animal e assistentes agropecuários da Aged e, por isso, dá-se o nome de "vacinação assistida", de acordo com o termo utilizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Segundo as normas do Mapa, a "vacinação assistida" pode ocorrer com objetivo de orientação, de assistência a comunidades carentes ou de fiscalização e possibilita ao serviço oficial - no Maranhão representado pela Aged -, certificar a aplicação da vacina na totalidade dos animais existentes em determinada propriedade rural.

As propriedades onde ocorrerão a "vacinação assistida" estão localizadas nos municípios de Itapecuru-Mirim, Chapadinha, Zé Doca, Santa Inês, Imperatriz, Alcântara, São João dos Patos, Raposa, Codó, Pinheiro, Viana, Pedreiras, Bacabal e Rosário.

De acordo com dados da Diretoria de Defesa e Inspeção Sanitária Animal da Aged, existem no estado 83.037 propriedades rurais com a criação de bovinos e bubalinos. Cerca de 52% são cadastrados como pequenos criadores.
oimparcial.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário