segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Pelo menos 800 pessoas devem ter benefício do Bolsa Família suspenso

O Estado
Bolsa Família
Cerca de 800 pessoas devem ter o benefício do programa Bolsa Família bloqueado no próximo mês. Ontem, foi o último dia para que os beneficiários do programa social fizessem a atualização dos dados cadastrais.
No total, 6 mil pessoas foram convocadas pelo Governo Federal para fazer o recadastramento. Quem perdeu o prazo terá o benefício bloqueado e não deverá receber o auxílio social no mês de janeiro.
Em cima da hora, a dona de casa Elisa da Silva Ramos, de 47 anos, correu para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do São Francisco, para fazer o recadastramento no programa Bolsa Família. Assim como ela, muitas pessoas deixaram para fazer a atualização cadastral – que vem acontecendo desde o mês de maio – no último dia do prazo. “Eu não encontrei tempo para fazer o recadastramento. Só agora pude vir, e o jeito vai ser enfrentar a fila”, disse.
Segundo o coordenador do programa Bolsa Família em São Luís, Cristiano Pereira, cerca de 800 beneficiários da capital devem ter o cadastro bloqueado. Quem não fez o recadastramento até ontem não receberá a quantia no mês de janeiro.
“É algo comum do brasileiro deixar para fazer tudo na última hora. Quem foi convocado e não fez o recadastramento dentro do prazo vai ser bloqueado da folha de pagamento do programa do mês de janeiro. Estamos fazendo o recadastramento há vários meses, mas as pessoas sempre deixam para os últimos dias”, afirmou.
Ontem, no Cras, as senhas começaram a ser distribuídas das 6h até as 16h, e o atendimento se estendeu até as 19h. Apesar da triagem realizada antecipadamente nos 20 Cras do município, algumas pessoas, com medo de perder o benefício, foram até o Centro de Referência de Assistência Social do São Francisco, mesmo sem a necessidade de fazer o recadastramento, o que fez aumentar a aglomeração.
“Eu não me atentei ao extrato do meu pagamento se tinha a mensagem ou não, então decidi vir logo aqui para saber se era preciso. É uma ajuda que eu não posso ficar sem”, disse a empregada doméstica Rita de Cássia Oliveira, de 35 anos, e mãe de três filhos.
Recadastramento – O primeiro prazo para o recadastramento começou em maio e se estendeu até o mês de setembro, mas o Governo Federal decidiu prorrogar a data até o dia 12 deste mês, ontem. Foram convocados todos aqueles beneficiários que não fizeram a atualização cadastral nos últimos dois anos.
Os que tiverem o benefício bloqueado têm agora até o dia 13 de fevereiro para regularizar a situação. Caso não regularize o cadastro até fevereiro, na folha de pagamento do mês de março o beneficiário será cancelado. “Quem perdeu o prazo e regularizar a sua situação cadastral até o mês de fevereiro poderá receber, inclusive, a parcela referente ao mês em que ficou com o cadastro bloqueado”, complementou o coordenador do programa.
Mais
O recadastramento do programa Bolsa Família ocorre a cada dois anos. No entanto, ele deve ser realizado pelas famílias sempre que ocorrer alguma mudança, como alteração de endereço, renda ou instituição de ensino das crianças cadastradas, por exemplo.
Números
90 mil é o número de beneficiários do programa Bolsa Família em São Luís
6 mil pessoas foram convocadas pelo Governo Federal para realizar o recadastramento
13% dos beneficiários convocados tiveram o cadastro bloqueado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário