quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Roseana Sarney renuncia ao cargo de governadora fazendo críticas à oposição

Na manhã de hoje, dia 10, a governadora Roseana Sarney transmitiu o comando do Estado do Maranhão para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Arnaldo Melo. O ato aconteceu no Palácio dos Leões.
Em seu pronunciamento de despedida antecipada – já que não optou por ficar até o final do mandato, Roseana agradeceu à população, aos aliados políticos e seus secretários. Na oportunidade, ela fez duras críticas à oposição, sobre o uso político da crise no Sistema Penitenciário.
Roseana Sarney se despedindo do mandato
Roseana Sarney se despedindo do mandato
“Não posso deixar de registrar a campanha insidiosa e inverídica que o Maranhão sofreu nos últimos meses. Fomos vítimas de um terror penitenciário de origem política que manchou a imagem do Estado. As drogas, o crime organizado e o banditismo transformaram no primeiro problema social do país, não só do Maranhão, mas do país. Mas, a verdade, é que temos que ter orgulho da nossa terra, da nossa gente, de tudo que construímos juntos. Somos um povo ordeiro, um Estado pacífico, de gente educada, que tem, em alta conta, os valores da cultura”,disse em seu discurso.
Roseana Sarney falou ainda que sempre manteve um clima “amoroso” com seus oposicionistas, dizendo que nunca utilizou o cargo de chefe Poder Executivo para perseguir seus adversários. “Tenho a felicidade de dizer que, durante toda a minha vide pública, nunca persegui ninguém. Nem usei o governo para instrumento de política partidária. Sempre mantive um clima de cordialidade com meus adversários, os quem nunca considerei inimigos”,.
A governadora também agradeceu os aliados e à população pelos anos no cargo público. “Agradeço à classe política, ao o PMDB e aos aliados, senadores, deputados e prefeitos pelo reconhecimento e pela solidariedade. Agradeço a todos os servidores públicos que ajudaram o meu governo com trabalho competente e seriedade, e aos trabalhadores do campo pela contribuição valorosa. Agradeço ao povo do Maranhão, homens e mulheres da minha terra, a quem devo meus sucessivos mandatos, ao carinho com que sempre me trataram. Terão sempre meu amor eterno e minha gratidão perpétua”.
Roseana 3
Ao finalizar o discurso, Roseana afirmou que sai do governo com sensação de dever cumprido, destacando os avanços nas áreas de indústria e comércio, desenvolvimento humano e saúde do Estado.
“Saio com a certeza do dever cumprido e com esperança renovada de que trilhamos um bom caminho. Desejo ao meu sucessor que tenha êxito no seu mandato. Estou encaminhando à Assembleia Legislativa a minha carta de renúncia, o que faço por motivos estritamente pessoais. Não digo adeus, esta é a minha terra, o povo do Maranhão é a minha família. Estarei ao seu lado em todos os momentos de minha vida”, finalizou.
Após receber a carta de renúncia, Arnaldo Melo agradeceu à confiança de Roseana Sarney, dizendo que “no momento em que tomei posse como deputado, jurei honrar e cumprir a Constituição e assim farei. Irei à Assembleia Legislativa para que possa aquela casa empossar o seu governador. Estaremos trabalhando para honrar a confiança que a governadora depositou na casa do povo”.
Roseana 5
Carreira política - Primeira mulher eleita para governar um Estado brasileiro, Roseana Sarney Murad candidatou-se pela primeira vez a um cargo eletivo em 1990, quando foi eleita deputada federal pelo então PFL. Em 1994, foi eleita pela primeira vez governadora do Maranhão. Em 2002, elegeu-se senadora.
Em 2006, foi candidata pela terceira vez ao governo do Maranhão, mas perdeu para Jackson Lago. Mas após a cassação de Lago, em 2009, assumiu o Governo do Estado, sendo reeleita no ano seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário