sexta-feira, 2 de março de 2012

Aprovado requerimento que pede informações sobre construção de 72 hospitais


Deputado Marcelo Tavares
Deputado Marcelo Tavares
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa aprovou, na manhã desta quinta-feira (1º), o Requerimento nº 038/2012, de autoria do líder da Oposição, deputado Marcelo Tavares (PSB), que pede informações sobre projetos, fiscalização e a construção de 72 hospitais e as reformas dos Hospitais PAM Diamante, Carlos Macieira e Mamede Trovão.
Ao encaminhar a votação de seu requerimento, Marcelo Tavares lembrou que, durante audiência pública realizada no dia 20 de setembro de 2011, formulou diversas indagações à cúpula da Secretaria de Saúde e cobrou do titular da pasta, o deputado estadual licenciado Ricardo Murad (PMDB), que respondesse a todas suas indagações encaminhadas por escrito.
Segundo Tavares, todos os questionamentos foram apresentados ao secretário Ricardo Murad durante a audiência pública realizada no plenário da Assembleia Legislativa, quando Murad prestou esclarecimentos sobre o programa “Saúde é Vida”.
De acordo com Marcelo Tavares, nesta oportunidade Ricardo Murad alegara que não teria tempo para responder a todas as perguntas, devido ao seu grande número, mas que teria se comprometido a posteriormente enviá-los ao líder da oposição.
“Naquela audiência pública, com a presença do secretário Ricardo Murad, eu fiz várias perguntas a ele e até vi depois a imprensa noticiando que o secretário estava aqui e que eu não tinha feito perguntas a ele. Pelo contrário, fiz várias e até entreguei a ele as 20 perguntas transcritas para que ele fizesse a resposta. Ele pediu um prazo de dois ou três dias para que mandasse as respostas por escrito a esta Assembleia esclarecendo as dúvidas que eu tinha, e não mandou até hoje”, afirmou Marcelo Tavares.
Entre os questionamentos feitos por Marcelo estão informações sobre as razões pela qual a Proenge Engenharia foi contratada por dispensa de licitação, por que as principais licitações da Secretaria só têm licitante único, se o secretário não suspeita de que haja acerto entre empresas participantes das licitações do “Saúde é Vida”, por exemplo.
“Todas as perguntas que fiz não foram respondidas pelo secretário. Ele silenciou, porque tudo que for denunciado aqui é verdade”, argumentou Marcelo Tavares, observando que o secretário de Saúde, Ricardo Murad, colocou-se à disposição da Polícia Federal para qualquer tipo de esclarecimento. Entretanto, no ano passado, a liderança da Oposição, por diversas vezes, formulou o pedido de cópia de documentos e a base do governo sistematicamente se negou a atender à oposição.
Na avaliação de Marcelo Tavares, a bancada governista mobiliza-se para impedir que sejam esclarecidas as dúvidas relativas a inúmeros indícios de corrupção e de desvio de recursos na Secretaria de Saúde.
Marcelo Tavares rebateu também a informação de que a oposição não fez nenhum questionamento quando o secretário Ricardo Murad compareceu à Assembleia, no ano passado, para falar sobre o andamento das obras de construção de novos hospitais em diversas regiões do Estado.
“Nós fizemos vinte perguntas ao secretário Ricardo Murad, que não respondeu nenhuma delas. Na verdade ele não pode responder, porque as respostas provam os malfeitos da Secretaria de Saúde”, frisou o líder da oposição. Ele disse que é importante ter informações sobre as medições da Proeng, a empresa que para fiscalizar uma obra recebe mais dinheiro do que a empresa que está construindo o hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário