quarta-feira, 28 de março de 2012

Bom futebol e nada mais: Milan e Barça se enfrentam em tempos de paz


Desta vez sem polêmicas entre Ibrahimovic e Guardiola, equipes dão início 
no San Siro ao confronto mais esperado das quartas de final da Champions

Um duelo “apenas” de futebol e nada mais. E que duelo. Com todas as polêmicas envolvendo Pep Guardiola e Ibrahimovic sepultadas após declarações pacíficas de todos os lados, Milan e Barcelona começam nesta quarta-feira, às 15h45m (de Brasília), o confronto mais eletrizante das quartas de final da Liga dos Campeões da Europa. De um lado estão os italianos, que carregam no peito, abaixo do distintivo, o orgulho por serem os maiores vencedores do futebol mundial, com 18 títulos internacionais (ao lado do Boca Juniors). Do outro, os espanhóis, atuais campeões da competição e, para muitos, já responsáveis pelo melhor time de todos os tempos. A TV Globo transmite o jogaço ao vivo, às 15h45 e o Globoesporte.com, a partir das 15h, esquenta a partida com a apresentação de Alex Escobar.
Estádio San Siro em treino do Barcelona (Foto: AP)Estádio San Siro em treino do Barcelona: palco estará lotado nesta quarta-feira (Foto: AP)
No caminho até a final em Munique, no dia 19 de maio, onde um sonha em voltar a ser o melhor da Europa e o outro em manter o status de imbatível, milanistas e culés se acostumaram a visitar um a casa do outro. Adversários também na fase de grupos, Milan e Barça se reencontram após um empate por 2 a 2 no Camp Nou e vitória espanhola por 3 a 2 em pleno San Siro, há cerca de quatro meses (veja no vídeo abaixo). Retrospecto que, por sua vez, nada vale nos próximos 180 minutos de bola rolando.
Passadas as três horas de futebol, o vencedor terá pela frente Chelsea ou Benfica nas semifinais. Na primeira partida, em Lisboa, os ingleses largaram na frente e venceram por 1 a 0. Do outro lado da chave, o Real Madrid venceu o Apoel por 3 a 0, fora de casa, e está com um pé na próxima fase, enquanto Bayern e Olympique se enfrentam também nesta quarta, às 15h45m, em Marselha.
Ibra paz e amor
Poucos são os jogadores que conseguem tirar Messi do centro das atenções nas vésperas dos jogos do Barcelona: um deles é Zlatan Ibrahimovic. Não, o sueco não tem jogado mais do que o argentino, apesar de praticamente fazer chover no Milan. O “problema” era sua tumultuada passagem pela Catalunha, duas temporadas atrás.
Altos e baixos em campo, brigas com Guardiola, saída conturbada e críticas públicas em uma autobiografia foram os temas preferidos dos jornalistas espanhóis e italianos nos dias que antecederam os jogos da fase de grupos. Nenhuma delas, porém, direcionadas a Ibra, não muito afeito à imprensa. Dessa vez, tudo mudou. O sueco surpreendeu, apareceu, sorriu e colocou um ponto final nas polêmicas.
Ibrahimovic na coletiva do Milan (Foto: Alessandro Garofalo / Reuters)Ibrahimovic em entrevista coletiva do Milan: craque 'paz e amor' (Foto: Alessandro Garofalo / Reuters)
Agora, Zlatan garante que o tempo é de paz, o passado ficou no passado e só elogios saem de sua boca para o ex-clube.
- Vamos jogar contra a equipe que demonstrou nos últimos cinco anos ser a mais forte do mundo. Não temos nada a perder. Será uma partida diferente. Já jogamos contra eles na fase de grupos, mas agora vale uma vaga na semifinal. Precisamos ser perfeitos.
Robinho treino Milan (Foto: EFE)
Robinho em treino do Milan: brasileiro deverá voltar
ao time titular após se recuperar de lesão (EFE)
A presença de Ibrahimovic na sala de imprensa da Milanello fez com que o técnico Massimiliano Allegri se tornasse quase figurante no local. Ao responder perguntas, por sua vez, deixou claro o respeito ao rival e disse esperar tirar proveito das experiências na fase de grupos.
- Conhecemos o potencial do Barcelona. Será dificílimo. Espero que tenhamos aprendido algo com os jogos da primeira fase. Sabemos mais ou menos como eles jogam. Vai ser um jogo bonito e o psicológico será muito importante.
Mas para o Milan a batalha psicológica começa com um revés: justamente contra Messi, a equipe perdeu Thiago Silva, com uma lesão muscular. Nesta será o substituto. Outro brasileiro vetado é Pato, também no Departamento Médico. Por outro lado, Robinho está recuperado e volta ao time para formar o trio ofensivo com Ibra e Kevin-Prince Boateng.
Pep: ‘Precisamos fazer um grande jogo’
A mesma bandeira branca de Milanello foi hasteada por Guardiola no San Siro. Como já tinha feito há quatro meses, o treinador do Barcelona elogiou Ibrahimovic e tratou sua passagem pelo clube como “extraordinária”. Sereno, ele disse não dar bola para duelos particulares propostos pela imprensa, como já havia acontecido em 2010, na semifinal contra o Inter de Milão, na ocasião comandado por José Mourinho.
Messi no treino do Barcelona (Foto: AP)Messi sorri no treino do Barcelona (Foto: AP)
- É uma coisa de jornalistas. Se acham que é certo fazer isso, está certo. Para nós, enfrentamos o Inter e agora vamos enfrentar o Milan.
O confronto com o Inter, inclusive, representou a última eliminação do Barça em uma competição europeia. Ciente dos perigos do San Siro, Guardiola pediu atenção a sua equipe, que não conta com os laterais-esquerdos Adriano e Abidal. Puyol será improvisado no setor.
- Precisamos fazer um grande jogo. Trata-se de um grande clube, o maior vencedor de todos e jogar aqui (no San Siro) é sempre uma hora. Espero que quem comparecer no estádio curta uma grande partida. Que seja fabuloso!
Ingredientes para isso o duelo tem. E dessa vez nem foi preciso estímulo fora do campo.
Confira as prováveis escalações:
Milan: Abbiati, Bonera, Nesta, Mexès e Antonini; Nocerino, Ambrosini e Seedorf; Boateng; Robinho e Ibrahimovic. Técnico: Massimiliano Allegri.
Barcelona: Valdés, Daniel Alves, Mascherano, Piqué e Puyol; Busquets, Xavi e Fàbregas; Iniesta, Sánchez e Messi.
Árbitro: Jonas Eriksson (Suécia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário