quinta-feira, 29 de março de 2012

Polícia apreende carne de animais silvestres



Polícia apreende carne de animais silvestres (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
(Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Denúncias anônimas levaram policiais civis a apreender cerca de 100 quilos de carne de animais silvestres em Almeirim, no noroeste do Pará. De acordo com a polícia, cinco jacarés e 15 capivaras foram abatidos ilegalmente para consumo. Dois homens que estavam com a carne foram detidos.
Segundo a polícia, a carne foi encontrada em uma casa situada na zona rural do município, a cerca de cinco minutos de distância da sede da cidade. Foram detidos o dono da casa, Edinaldo Rodrigues de Sousa, e um amigo dele, Manoel Benedito Ferreira, que também estava na casa.
Os dois vão responder com base no artigo 29 da lei 9.605/98 por crime de "matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida". A pena prevista é de detenção de seis meses a um ano, e multa. Os animais abatidos foram levados para a Delegacia da Polícia Civil.
Após o procedimento, os dois foram liberados e o produto apreendido foi distribuído pela Polícia Civil à população carente dos bairros da Matinha e Buritizal, no municipio de Almeirim. Segundo a delegada, os acusados alegaram em depoimento que não pretendiam comercializar a carne.
"Eles contaram que haviam abatido essa grande quantidade de carne porque pretendiam consumi-la junto com outras pessoas", afirmou.
A Policial Civil ressalta que a apreensão da carne teve origem em denúncias da população feitas inicialmente à Secretaria de Meio Ambiente de Almeirim e depois repassadas à Delegacia da Polícia Civil. (DOL, com informações da Polícia Civil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário