sexta-feira, 30 de março de 2012

Deputado pede tratamento gratuito de radioterapia para a região Tocantina


 O deputado Antônio Pereira (DEM) protocolou indicação na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, pedindo que o secretário de Estado de Saúde, deputado licenciado Ricardo Murad (PMDB), credencie o Serviço de Radioterapia de Imperatriz no Sistema Único de Saúde (SUS), para atender, gratuitamente,   portadores de câncer residentes nas regiões Tocantina, Sul, Centro Sul e Central do Maranhão.    

 O democrata informou que o credenciamento  é permitido pela Portaria 102, do dia 03 de fevereiro de 2012, do Ministério da Saúde (MS), baixada por meio da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS). “Nossa intenção é oferecer, com urgência, o atendimento de Radioterapia, gratuito, a toda a população carente, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse.    
 
Antônio Pereira informou que o Serviço de Radioterapia de Imperatriz pertence a iniciativa privada, e já se encontra em pleno funcionamento, atendendo às rigorosas exigências legais impostas pelo Ministério da Saúde (MS), para  realizar os procedimentos nos pacientes que precisam do serviço.       
 
O parlamentar disse que o credenciamento possibilitará o atendimento de pessoas residentes em Imperatriz e dezenas de cidades vizinhas. “O Maranhão é um dos estados brasileiros com menor assistência em Oncologia. O serviço de Radioterapia de Imperatriz é o segundo em funcionamento no Maranhão. O primeiro é no Hospital Aldenora Bello, em São Luís”, comentou.        

A RADIOTERAPÍA
 
A radioterapia é um método capaz de destruir células tumorais, empregando feixe de radiações ionizantes. Uma dose pré-calculada de radiação é aplicada, em um determinado tempo, a um volume de tecido que engloba o tumor, buscando erradicar todas as células tumorais, com o menor dano possível às células normais circunvizinhas, à custa das quais se fará a regeneração da área irradiada.
As radiações ionizantes são eletromagnéticas ou corpusculares e carregam energia. Ao interagirem com os tecidos, dão origem a elétrons rápidos que ionizam o meio e criam efeitos químicos como a hidrólise da água e a ruptura das cadeias de ADN. A morte celular pode ocorrer então por variados mecanismos, desde a inativação de sistemas vitais para a célula até sua incapacidade de reprodução.
A resposta dos tecidos às radiações depende de diversos fatores, tais como a sensibilidade do tumor à radiação, sua localização e oxigenação, assim como a qualidade e a quantidade da radiação e o tempo total em que ela é administrada.
Para que o efeito biológico no paciente atinja maior número de células neoplásicas e a tolerância dos tecidos normais seja respeitada, a dose total de radiação a ser administrada é habitualmente fracionada em doses diárias iguais, quando se usa a terapia externa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário