quarta-feira, 28 de março de 2012

Washington fraudou as eleições do PT de novo


Chapas lideradas por Sarney estão irregulares e tem componentes que não autorizaram suas inscrições
Por JM Cunha Santos
Chapas irregulares, inscrições não autorizadas, ausência de recibos de quitação, quitação de filiados feita em bloco e não individualmente como manda a lei. Essas foram as armas, conhecidas até agora, utilizadas pelo vice-governador Washington Oliveira para vencer o candidato Bira do Pindaré nas prévias de escolha dos delegados que vão votar, no dia 15 de abril, a indicação do candidato do PT a Prefeitura de São Luís.
Em 2010, em meio a denúncias de fraude e compra de delegados pelos petistas de Sarney, o PT escolheu apoiar Flávio Dino nas eleições daquele ano. Essa tese venceu por dois votos, mas foi derrubada na Executiva Nacional por um Lula que, protegido por Sarney, temia ser cassado por conta do escândalo do Mensalão.
Pelo menos três recursos contra chapas lideradas por Sarney, que apoiaram Macaxeira, chegaram ao Diretório Municipal do PT, que os recusou. Encontram-se, agora, para apreciação da Executiva Estadual. Os filiados Rafael Pinheiro, Gabriela Ferreira Pinheiro, Luciana Ferreira Pinheiro, Cláudio de Jesus Silva, Domingos Alves da Silva foram inscritos como membros da chapa Construindo Nova São Luís – Washington Luís, sem autorização. Todos apresentaram à Comissão Executiva Municipal Declaração em que atestam não ter autorizado a inclusão de seus nomes e requerem a exclusão. Sem eles, essa chapa da oligarquia contaria com apenas 107 representantes, o que não alcança o mínimo de 110 componentes, legalmente exigido. O número é inferior a 50% das vagas em disputa, que são 220. E mais: os membros inscritos sem autorização são irmão de Sílvio Bebem, um dos principais partidários de Bira do Pindaré.
Não foram apresentados os recibos das quitações da chapa Construindo Nova São Luís, o pagamento foi feito em bloco com valor em torno de 1.700 reais. Também a chapa do famoso Rodrigo Comerciário pagou as quitações em bloco, no valor de 3.300 reais. E houve membros das chapas da oligarquia que não cumpriram a legislação petista. Conforme essa legislação, para votar e ser votado o filiado deverá, no mínimo 15 dias antes da atividade, efetuar o pagamento das contribuições partidárias referentes a 2011. Rodrigo Comerciário nunca contribuiu com nada para o PT e assim mesmo liderou uma das chapas de Sarney.
DISCURSO NA ASSEMBLÉIA
Ontem, da tribuna da Assembléia, o deputado Bira do Pindaré disse que sua candidatura está mantida e que vai participar do encontro municipal do próximo dia 15 de abril. “Somos vencedores, conquistamos orgulhosamente 808 votos, votos plenos de dignidade”, afirmou.
Em discurso no qual anunciou os recursos contra as chapas lideradas por José Sarney, Bira do Pindaré foi enfático: “Vencemos o medo e a subserviência, a desesperança, o comodismo, o dinheiro fácil e o fisiologismo”. Segundo Bira, os 808 votos obtidos representam a maior votação conseguida por seu grupo em uma atividade do PT. “Mais do que nunca, nós somos a Resistência Petista”, se orgulhou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário