quarta-feira, 18 de abril de 2012

Maior feira de derivados da região Nordeste será em Imperatriz


O Encontro Nordestino do setor de Leite e Derivados, a maior feira do setor na região Nordeste, será realizado pela primeira vez no Maranhão e a cidade de Imperatriz foi a escolhida para sediar a décima edição do evento que acontecerá entre os dias 24 e 26 de outubro deste ano.

Segundo o IBGE e a Embrapa, a região nordeste representa 12% da produção de leite do país, e entre os nove estados, o Maranhão aparece como quarto maior produtor, com 365 milhões de litros por ano. A região tocantina e pré-amazônia do sudoeste maranhense detém a maior parte do rebanho bovino de estado e assume 46% dessa produção. De cada quatro empregos diretos no setor da agropecuária, três são da atividade leiteira.

A intensa atividade no setor produtivo de leite e derivados, com instalação de indústrias de laticínios na região tocantina foi determinante para a escolha da cidade de Imperatriz como sede do X Encontro Nordestino do setor de leite e derivados, o ENEL.

Na região tocantina são coletados cerca de 35 mil litros de leite por dia e 90% desta produção é transformada em queijo. Mas antes de todo o processo de industrialização, o leite passa por laboratórios, para o controle da qualidade. A comercialização clandestina, a falta de infraestrutura das estradas e até as condições de armazenamento do produto ainda são os grandes entraves para o crescimento da cadeia produtiva da indústria de leite no estado.

Expectativas para o evento

Os produtores do setor industrial da região tocantina estão animados com a possibilidade da troca de experiência, acesso à informação e inovação tecnológica disponibilizadas pelo encontro. O empresário do setor, Emétrio Dias Duarte, acredita nas possibilidades que a feira proporcionará à região: "O evento irá trazer, senão uma solução, ao menos um caminho a se tomar na questão da qualidade do leite e dos derivados que chegam às casas da população", comentou o empresário.

Para o diretor do Sebrae de Imperatriz, Danilo Borges, a escolha da cidade para sede do ENEL deste ano foi uma decisão acertada. "Não havia sentido em levar este encontro, por exemplo, para a capital São Luís, já que a maioria dos produtores e a maioria das indústrias de leite se concentram no sul do estado. Já houveram nove edições deste evento e nenhuma delas havia acontecido no interior do estado, então o Maranhão está inovando ao trazer o encontro para perto dos produtores do setor, para uma das maiores bacias de leite no estado, que é a região pré-amazonia e tocantina", defendeu Danilo Borges.

Ao todo, mais de 20 mil pessoas de todo o país são esperadas no evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário