quinta-feira, 26 de abril de 2012

Prefeitura de Bacabeira é a 1ª a assinar protocolo com a ONU


Ascom/PMB
Protocolo foi assinado na segunda-feira (23). Foto: Efraim Cortez
Protocolo foi assinado na segunda-feira (23). Foto: Efraim Cortez
O objetivo da prefeitura é obter todo o respaldo da Organização para, gerenciar o impacto das obras e operações da Refinaria Premium I, da Petrobrás, já que elas vão alterar, de forma inevitável, toda a “configuração econômica, social e ambiental do município”.
É a primeira vez que um município do Maranhão assina esse tipo de documento. O representante dinamarquês da ONU na assinatura do protocolo, o Oficial Senior de Assentamentos Humanos, Erik Vittrup Christensen, entende que a viabilidade dos termos do documento e o conseqüente interesse da organização acontecem porque a atual gestão municipal de Bacabeira é capaz de garantir a coexistência de um grande empreendimento sem “catástrofes” sócio-econômicas e ambientais para a sociedade.
“Casos em que ocorrem essas catástofres da instalação de grandes empreendimentos industriais, envolvem, típicamente, prefeituras corruptas ou incapazes. Mas aqui não é o caso. Inclusive já ganhou o primeiro prêmio de transparência e gestão fiscal. Não tenho a menor dúvida que isso não vai acontecer aqui,” ressalta Erik.
“A razão pela qual a ONU está assinando este acordo com o município é porque aqui encontrou uma capacidade de criatividade e inovação para enfrentar os desafios pelo bem do cidadão. Então, primeiro de tudo, o fundamento já existe aqui. A ONU acredita que Bacabeira é um município de futuro, com uma gestão exemplar que é modelo para outros. E se podemos acompanhar e ajudar a trazer experiências e expertise internacionais para dar legitimidade a esse processo, vamos trazer,” declarou ainda o oficial Erik Christensen.
Para o prefeito municipal, José Venâncio Corrêa Filho, a consolidação dessa agenda permitirá ao município uma cooperação técnica interinstitucional de classe mundial, através do monitoramento e alinhamento das atividades produtivas locais com os objetivos de desenvolvimento das Nações Unidas.
“Bacabeira passa por um processo de transformação gigantesco. É preciso que nós estejamos preparados trazendo para nosso lado pessoas e instituições com conhecimentos e expertise suficiente para nos ajudar nesse processo. O termo de compromisso que assinamos no trará esses benefícios. A ONU-Habitat passa a ser nossa colaboradora e participante das discussões em torno do desenvolvimento de Bacabeira e do desenvolvimento regional,” pontuou Venâncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário