domingo, 26 de janeiro de 2014

“Mais Médicos”: dois mil médicos cubanos desembarcam no Brasil dia 28

A partir desta terça (28) dois mil médicos cubanos desembarcam no Brasil. Eles irão desembarcar em Brasília, Fortaleza e São Paulo, onde irão cursar o módulo de acolhimento e avaliação do programa. A aprovação no módulo é obrigatória para receber o registro que autoriza a atuação durante o programa.

Atualmente, 6.658 profissionais estão atuando pelo “Mais Médicos” em 2.166 cidades e 28 distritos indígenas.
A meta do governo federal é preencher 13 mil postos até o fim de março.
Os locais de atuação ainda não estão definidos. A distribuição só ocorrerá após o encerramento do prazo que os profissionais brasileiros têm para decidir se querem migrar do “Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica” (Provab) para o “Mais Médicos”.

Já os 891 profissionais da seleção individual que tiveram sua participação homologada pelo Ministério da Saúde estão distribuídos em 412 municípios e oito Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). São 423 participantes com registro profissional ou diploma revalidado no Brasil e 468 com registro profissional de outros países.
O maior número de profissionais – que corresponde a 30,7% – vai atuar no Nordeste (274 profissionais), seguido do Sudeste (230), Sul (178), Norte (123) e Centro-Oeste (86). Os brasileiros começarão a atuar no dia 3 de fevereiro e os estrangeiros no dia 5 de março.
Os profissionais formados no Brasil ou com registro profissional em outros países terão outra oportunidade de se inscrever para participar do programa.
As regras do quarto edital de chamamento individual foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira (17).
A inscrição já está disponível e segue até às 20h de 5 de fevereiro, pela internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário