quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Painel


Em suspenso O ministro Ricardo Lewandowski não decretará as prisões de João Paulo Cunha (PT) e Roberto Jefferson (PTB) até o dia 31, período em que ocupará a presidência do Supremo Tribunal Federal. Ele explica que o presidente Joaquim Barbosa e a ministra Cármen Lúcia, que também comandou a corte neste mês, não consideraram o tema urgente. Para Lewandowski, o quadro jurídico não se alterou. "O relator, quando voltar, resolverá sobre isso", afirma, referindo-se às prisões.

Check-up Os dois condenados do mensalão que continuam em liberdade estão aproveitando parte do tempo para fazer consultas médicas. Jefferson também foi ao dentista na semana passada.

Esperança O advogado de Marcos Valério, Marcelo Leonardo, pedirá a Lewandowski que autorize sua transferência para Belo Horizonte. Ele reclama que Joaquim Barbosa saiu de férias sem responder ao pedido.

Dá... Embora seja o favorito de Dilma Rousseff para assumir o Ministério do Desenvolvimento, o empresário Josué Gomes (PMDB-MG) ainda se diz reticente.

... uma mão? O filho de José Alencar se filiou ao partido em outubro, a pedido do ex-presidente Lula, mas sabe não ter aval da cúpula do PMDB. Por isso, espera receber apoio público de entidades como Fiesp e CNI antes de aceitar o convite.

Quem indica A ida de Aloizio Mercadante (PT) para a Casa Civil não encerrou a disputa por cargos na pasta. Setores do PT querem que seu número dois seja Carlos Gabas, secretário-executivo da Previdência. No Planalto, a preferência é por Valdyr Simão, ex-presidente do INSS.

Toca Raúl Na visita a Havana, Dilma deve pedir a Raúl Castro o envio de mais 2.000 médicos cubanos para o Brasil. Eles se juntariam a uma outra leva de profissionais que chegará ao país até abril.

Ruído Já foram melhores as relações entre a cúpula do PRB e o ministro Marcelo Crivella (Pesca). O senador licenciado é o único representante da sigla na Esplanada.

Na sombra O vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), diz não estar empolgado com a decisão de Sérgio Cabral (PMDB) de renunciar já em fevereiro. "Isso vai é me dar mais trabalho. Vice trabalha menos..."

Na telinha O PDT vai aproveitar seu programa partidário na televisão, semana que vem, para turbinar a imagem de pré-candidatos a governos estaduais. Pedro Taques (MT) e Vieira da Cunha (RS) terão espaço na TV.

Na estrada O presidente do PT, Rui Falcão, começa amanhã um novo giro pelo país para montar os palanques regionais para a reeleição de Dilma. Até sábado, ele passará por Brasília, Recife, Natal, João Pessoa e Vitória.

O alvo O roteiro do petista inclui três Estados governados pelo PSB. Em Pernambuco, terra do presidenciável Eduardo Campos, ele conversará com o pré-candidato do PTB, Armando Monteiro.

O retorno Amanhã será a vez de Falcão ouvir o presidente do PDT, Carlos Lupi. O ex-ministro do Trabalho, que anda sumido, foi varrido na chamada faxina de Dilma.

Na cabeça Eduardo Campos decidiu alçar o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), à equipe que coordenará a campanha do partido em Pernambuco. O objetivo é dar mais poder ao afilhado político, que ele ajudou a eleger em 2012.
Visita à Folha José Aníbal, secretário de Energia do Estado de São Paulo, visitou ontem a Folha.

TIROTEIO
Padilha percebeu que precisa visitar muitas unidades de saúde de São Paulo para aprender como se governa com eficiência.
DO DEPUTADO ESTADUAL PEDRO TOBIAS (PSDB-SP), sobre o aumento do número de viagens oficiais do ministro Alexandre Padilha (Saúde) a São Paulo.

CONTRAPONTO
Nem tanto, doutor...

Em dezembro de 2010, o futuro chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante (PT), defendeu tese de doutorado na Unicamp. O trabalho exaltava o governo Lula e anunciava o início de uma era de "novo desenvolvimentismo".

O petista obteve o título, mas ouviu reparos ao excesso de elogios ao ex-presidente. Integrante da banca, o ex-ministro Delfim Netto lembrou a Mercadante que Lula contou com um cenário internacional favorável até 2008.

-O nível do mar subiu e o navio subiu junto. De vez em quando, o governo pensa que foi ele quem elevou o nível do mar... -ironizou Delfim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário