domingo, 26 de janeiro de 2014

Prefeitura de São Luís anuncia implantação de videomonitoramento em feiras

Secretário Marcelo Coelho acompanha instalação do sistema de vigilância por videomonitoramento
Secretário Marcelo Coelho acompanha instalação do sistema de vigilância por videomonitoramento
A Prefeitura de São Luís iniciou a instalação de unidades de videomonitoramento nos primeiros mercados da rede pública da capital.
O sistema já foi implantando nos mercados Central (Centro) da Cohab II (Cohab) pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa).
O objetivo da ação é garantir a integridade de feirantes e consumidores.
Os primeiros levantamentos da Semapa, responsável pela concepção e implantação dos sistemas, apontam para a redução significativa dos casos de furtos, assaltos e vandalismo contra o patrimônio. Até o final do semestre, dois novos mercados contarão com vigilância através de câmeras de vídeo.
A garantia de melhorias nas feiras e mercados da cidade está prevista no pacote de ações do Programa Avança São Luís, lançado pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior.
“Nosso projeto é de disponibilizar sistemas semelhantes em toda rede pública de feiras e mercados. Depois de beneficiar os feirantes e a comunidade com a ampliação do horário de comercialização para até as 18 horas, o próximo passo do programa da Semapa é readequar o sistema de vídeo da Feira da Praia Grande, que foi montado, mas nunca funcionou e implantar o sistema de videomonitoramento do mercado da Liberdade”, disse Marcelo Coelho, secretário da Semapa, que se mostrou otimista com os resultados obtidos pela instalação de unidades de videomonitoramento nos mercados e Central e Cohab II.
A instalação de sistemas de vigilância por videomonitoramento tem contribuído para manutenção do clima de tranquilidade nos mercados e feiras. Antes dessa iniciativa, eram frequentes as queixas de furtos e assaltos entre feirantes e consumidores.
No Mercado Central, por exemplo, com o sistema funcionando 24 horas, a administração antecipa as ações e colabora com a Polícia Militar (PM) no fornecimento de provas gravadas para as delegacias.
A superintendente de Comercialização e Abastecimento da Semapa, Cristiani Guedelha, que administra e fiscaliza as feiras e mercados, apontou vantagens do sistema de videomonitoramento.

“Com esse sistema, vamos diminuir a ocorrência de furto de mercadorias depois que o mercado fechava as portas, obrigando a administração a cobrir o prejuízo dos feirantes. Além disso, os feirantes terão mais cuidado com a destinação do lixo orgânico, anteriormente atirado nos corredores a espera da varrição no final do expediente e; o controle e vigilância sobre as ações do mercado”, analisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário