domingo, 12 de outubro de 2014

Combate a crimes financeiros foi tema de capacitação promovida pelo MPMA

Procuradora-geral, Regina Rocha, realizou a abertura do evento
Procuradora-geral, Regina Rocha, realizou a abertura do evento
Membros e servidores do Ministério Público do Maranhão, funcionários do Banco do Brasil e outras instituições financeiras e da Polícia Civil participaram nesta sexta-feira, 10, no Veleiros Hotel, em São Luís, de capacitação sobre o tema “O Ministério Público no Combate a Crimes Financeiros”.
O evento foi organizado pelo MPMA, por meio do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), em parceria com o Banco do Brasil.
Na abertura, a procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, saudou os participantes e ressaltou a importância da iniciativa como instrumento eficaz de preparação dos membros do Ministério Público para o enfrentamento aos crimes financeiros.
Integrante do Gaeco, o promotor de justiça Gladston Fernandes reforçou a ideia e disse que é um momento ímpar para a instituição. “Conhecimento é fundamental para todos nós. Estamos buscando mais informação para aperfeiçoar o combate à criminalidade que fica cada vez mais sofisticada”.
A mesa dos trabalhos foi composta ainda pelo superintendente do Banco do Brasil, no Maranhão, João Batista de Sá Aires, pelo presidente da Associação do Ministério Público (Ampem), José Augusto Cutrim Gomes, e pela diretora da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), Ana Teresa Silva de Freitas.
João Carlos Coelho informou sobre os diversos tipos de ocorrência contra os bancos
João Carlos Coelho informou sobre os diversos tipos de ocorrência contra os bancos
Convidado do evento, João Carlos Coelho, gerente-executivo de Informações Estratégicas em Segurança e Continuidade dos Negócios do Banco do Brasil, apresentou dados sobre as diversas ocorrências que atingem os bancos, como assaltos, sequestros de funcionários, arrombamentos de agências e terminais de caixa eletrônicos, inclusive com o uso de explosivos.
Segundo Coelho, no Maranhão, em 2014, já foram registrados 22 casos de ataques a bancos até o mês de setembro. É o mesmo número de ocorrências de todo o ano de 2013. “A interação entre as instituições é essencial para qualificar a atuação contra o crime que atinge o sistema financeiro”, destacou.
Também convidado o gerente-executivo da área de Prevenção a Ilícitos Financeiros e Segurança da Informação do BB, José Eduardo Bergo, informou que, em 2013, cerca de 3 mil terminais de autoatendimento foram arrombados no país, número igual à totalidade de terminais da Suécia. O Brasil é o segundo país com a maior quantidade de caixas eletrônicos no mundo. São aproximadamente 40 mil. O 1º lugar é ocupado pela Rússia.
Propostas 
Membros do MPMA obtiveram dados sobre este tipo de crime
Membros do MPMA obtiveram dados sobre este tipo de crime
Entre as ideias defendidas pelos palestrantes e estimuladas pelos bancos para diminuir os ataques às agências, está o estímulo ao uso com maior frequência do cartão de débito, a fim de diminuir a circulação de numerário.
Outra proposta é a ampliação das parcerias entre Ministério Público, as polícias (civil, militar e federal) e o sistema financeiro para atuação conjunta na prevenção aos crimes financeiros.
Com informações do MPMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário