terça-feira, 25 de março de 2014

Escândalo: “operador do SET” mantém há anos empresa na sede da SMTT

blog do luis pablo
Uma grande bomba vai explodir na Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT). Um escândalo de corrupção jamais visto no país, vem acontecendo há anos na Prefeitura de São Luís.
Uma empresa que tem o controle de “quase tudo” na SMTT, vem funcionando dentro do órgão público. A empresa Consulttrans-Consultoria Especializada Ltda. usa as instalações da secretaria (telefone, água, luz, entre outras coisas) para atender seus fornecedores.
Empresário Manoel Cruz
Empresário Manoel Cruz
No endereço informado à Receita Federal (veja abaixo), a Consulttrans está registrada na residência do empresário catarinense Manoel Cruz Júnior – considerado um homem intocável – que foi nomeado na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, como coordenador de planejamento na SMTT.
Entra e sai gestor, o empresário sempre mantém as mesmas regalias na pasta, usufruindo de toda estrutura da secretaria para atender interesses de sua empresa.
Blog do Luis Pablo descobriu que o Sindicato das Empresas de Transportes (SET) é que tem interesse direto pela permanência de Manoel da Cruz na SMTT. Ele seria uma especie de “operador do SET”. É dele, por exemplo, a responsabilidade da liberação para circulação das frotas de ônibus.
Por lei as frotas devem circular no máximo em 10 anos, mas a maioria dos ônibus que rodam na capital maranhense tem mais de 15 anos nas ruas. Por isso, a precariedade no transporte público.
Manoel Cruz Júnior mantém seus tentáculos há doze anos na Prefeitura de São Luís, quando fez a implantação dos terminais. Sua empresa sempre recebe através de aditivos, renovando os contratos a cada nova administração.
Para se ter ideia, o empresário catarinense tem “moral” até para empregar motorista ou cobrador nas empresas de ônibus. Ele é quem recebe pessoas de comunidades – sempre às terças e quintas – para determinar a implantação de uma nova linha para circular nos bairros.
É Manoel Cruz também o responsável pela contratação de empresas de fora, que prestam serviços para SMTT.
Quando os usuários de ônibus reclamam das máquinas de recarregar os cartões de transporte estarem fora do ar, é o empresário o responsável por desativar o aparelho, sempre que a prefeitura atrasa o contrato.
Um verdadeiro abuso, que o Ministério Público deve tomar as medidas cabíveis para apurar a denúncia.
Empresa

Nenhum comentário:

Postar um comentário