terça-feira, 27 de março de 2012

Washington assumirá o governo com viagem de Roseana aos Estados Unidos


O vice-governador Washington Luiz Oliveira (PT) deve assumir o governo entre o final desta semana e início da próxima. A governadora Roseana Sarney deve deixar o cargo para participar da visita que a presidente Dilma Roussef terá com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no próximo dia 9.
Washington e Roseana estão sintonizados no comando do estado
Nesta quarta-feira (28), Roseana inaugura o hospital de Barreirinhas e na quinta-feira (29) embarcará para Brasília onde terá agenda de trabalho em ministérios e no Congresso. É em Brasília, no início de abril, que a governadora embarca para os Estados Unidos com a comitiva presidencial.
Washington disse ao blog que ele e Roseana terão uma reunião nesta terça-feira para definir a agenda e o dia que ele irá assumir o governo. Ontem ele e Roseana conversaram por telefone sobre o assunto, mas ficaram de definir a questão amanhã. O vice-governador participou nesta segunda-feira de encontro de governadores em Belém (PA).
Washington deverá permanecer governador somente até do dia 6 de abril, dia que marca o período de seis meses antes da eleição marcada para o dia 7 de outubro, para não ficar inelegível. A legislação proíbe candidatos de ocuparem cargo público nos seis meses que antecedem a eleição.
A partir daí quem deverá assumir é o vice-presidente da Assembleia, deputado Marcos Caldas (PRB). O presidente Arnaldo Melo (PMDB) deverá também fazer uma viagem ou pedir uma licença antes do dia 6 para que Marcos Caldas já assuma na condição de presidente da Casa.
Com isso ele evita uma discussão sobre quem assumiria porque o presidente do Tribunal de Justiça, Guerreiro Júnior, não quer virar governador e deixar a mulher, Mary Guerreiro, inelegível na disputa pela Prefeitura de Guimarães.
Existia a possibilidade da vice-presidente do TJ, Maria dos Remédios Buna, assumir o comando do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário