terça-feira, 29 de maio de 2012

Tatá Milhomem critica a falta de assistência à população indígena


Agência Assembleia
deputado Tatá Milhomem. Foto: Agência Assembleia
deputado Tatá Milhomem. Foto: Agência Assembleia
Carlos Alberto Milhomem (PSD), deputado-líder do Bloco Parlamentar pelo Maranhão (PSD), fez um pronunciamento, nesta terça-feira (29), criticando a falta de assistência do poder público municipal, principalmente na parte médica, à população das cidades de Arame, Bom Jesus das Selvas, Amarante e Grajaú, localizadas na região central do Estado.
Uma comissão de índios de aldeias Guajajara e Gavião esteve na sede da Assembleia Legislativa, quando denunciou ao parlamentar a morte de uma jovem de 13 anos, por complicações de parto.
“Não diria que a enfermeira que tentou ajudar no parto é a única culpada. Ela fez o que qualquer um faria para ajudar, mas acontece que a saúde em Arame é precária. Se você for ao hospital, parece que está entrando numa rancharia, num lugar não saudável. Se a pessoa precisa do atendimento médico e se médico tiver, e se precisar de algum atendimento, terá que levar seringa, remédio e assim por diante, porque não existe absolutamente nada que se possa comparar com atendimento médico medianamente descente”, criticou.
O deputado pediu um tratamento mais “humano” às populações das cidades, especialmente as indígenas e solicitou à Secretaria de Saúde do Estado que seja deslocada para Arame uma equipe de atendimento emergencial que possa minimizar a atual situação.
Nós precisamos, senhores deputados, levar a sério este problema da saúde, as questiúnculas políticas nós temos que deixar de lado e procurar selecionar o que é de melhor para a população e para o Estado. Quero dar a minha solidariedade aos irmãos indígenas que vieram até aqui ma Assembleia e vamos tentar ajudar”, completou.
Em aparte, o também deputado Manoel Ribeiro (PTB) chamou a atenção para o papel das fundações nacionais do Índio (Funai) e da Saúde (FNS), que deveria prestar assistência às aldeias no Estado e país, mas que não estaria trabalhando a contento.
“Há muitos recursos destinados pelo governo à Funai, mas não se percebe melhora. Então vamos denunciar para que esses irresponsáveis, que seriam os responsáveis, tomem as providências e ajudem”, disse Ribeiro.
Em outro aparte, Magno Bacelar (PV) disse ser justa a reivindicação. “Conheço o prefeito João Menezes e reconheço que ele está fazendo uma grande gestão no município, mas essa questão da saúde tem que ser apurada”, argumentou.
Os deputados Bira do Pindaré (PT) e Graça Paz (PDT), também manifestaram apoio à população indígena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário