segunda-feira, 28 de maio de 2012

Fluminense e Figueirense empatam por 2 a 2 no RJ


RIO DE JANEIRO - Num jogo em que os dois times tinham um total de 15 desfalques, Fluminense e Figueirense ficaram no empate em 2 a 2, neste domingo, no Engenhão, que recebeu um pequeno público: 5.594 pessoas presentes (3.762 pagantes), com renda de R$ 65.405,00. O Tricolor teve Wallace expulso de campo aos 40 minutos de jogo, quando vencia por 1 a 0, gol de Marcos Junior; levou o empate, em gol de Caio; ainda conseguiu ficar à frente do marcador com Wagner marcando, mas cedeu à luta do time catarinense, que igualou o placar com Pablo.
Os dois times, que estrearam com vitória no Brasileirão, passaram a somar quatro pontos na competição. O Flu volta a campo no dia 6 para enfrentar o Santos, na Vila Belmiro, pela terceira rodada do Brasileirão. Já o Alvinegro catarinense, só no dia seguinte para jogar contra o Corinthians, no Pacaembu.
Sem Abel, suspenso por ter sido expulso no jogo contra o Flamengo no ano passado, e nove desfalques (Bruno, Leandro Euzébio, Diguinho, Valencia, Deco, Rafael Sobis, Fred, Wellington Nem e Rafael Moura), o Fluminense, que teve o auxiliar-técnico Leomir à beira do campo, tentou adotar a postura do time que joga em casa, com maior posse de bola e tomando a iniciativa de atacar. Porém, o Tricolor não exercia pressão sobre o adversário, buscando achar uma brecha na defesa adversária no toque de bola, que na maior parte das vezes era deficiente.
Mesmo assim, aos 8, conseguiu boa oportunidade: Carlinhos lançou o jovem Samuel na área, que chutou de virada, mas Ricardo, que substituía Wilson, defendeu bem com o pé esquerdo. Quatro minutos depois, Wagner deu belo passe para Marcos Junior, que livre na área diante de Ricardo, isolou a bola, desperdiçando ótima chance. Um minuto depois, o mesmo atacante tricolor recebeu de Samuel e na dividida com Ricardo, levou desvantagem e a bola ficou com o goleiro alvinegro.
O Figueirense, que também não contava com muitos titulares (seis, no total: Wilson, Léo, Botti, Niell, Aloisio e Héber), se posicionava de maneira cautelosa para tentar os contra-ataques. No entanto, não só pouco entrava na área adversária, como apresentou espaços perigosos na defesa, que aos poucos o Flu foi descobrindo e explorando. E assim o Tricolor chegou ao gol: Wagner cruzou da esquerda para Wallace, que tentou o chute, a bola bateu na zaga e sobrou para Marcos Junior, que bateu de canhota, no canto direito de Ricardo.
Após o gol, a equipe da casa diminuiu seu ritmo, mas quase não era ameaçada pelo time catarinense, que adiantou sua marcação e embora tenha passado a ter mais a posse de bola não conseguia criar nada para os atacantes Caio e Julio Cesar.
O meio-campo formado por Ygor, Túlio, Toró e Roni não apresentava qualquer esboço de criação e objetividade ofensiva. Assim, o jogo ficou muito concentrado entre as duas intermediárias, sem qualquer emoção.
Apesar disso, o Figueira teve um bom momento em forte chute de Roni, aos 38, que Diego Cavalieri defendeu no susto. Dois minutos depois, Wallace, que já tinha recebido cartão amarelo, agarrou Roni pelos ombros, ganhou o segundo amarelo e foi expulso de campo, deixando o Fluminense com um jogador a menos em campo. O time catarinense continuou no campo tricolor, mas não criou mais nada até o fim da primeira etapa.
Segundo tempo
Com a vantagem de um jogador a mais em campo, o técnico Argel Fuks resolveu colocar o Figueirense com um meio-campo mais ofensivo no segundo tempo, tirando Toró e colocando Fernandes. Já a dupla Abel, que estava assistindo ao jogo de um camarote, e Leomir pôs o volante Fábio Braga no lugar do atacante Samuel, deslocando Jean para a lateral-direita e deixando apenas Marcos Junior na frente.
No entanto, foi o Tricolor que voltou melhor e quase chegou ao segundo gol aos cinco minutos, quando Wagner cobrou falta, Fábio Braga desviou de cabeça e Ricardo colocou a bola pela linha de fundo com a ponta dos dedos da mão direita, no seu canto direito. Mas no primeiro bom ataque do Figueirense, aos 12, Túlio fez boa jogada individual e serviu Caio, que chutou forte, rasteiro, no canto direito de Cavalieri, que nada pôde fazer: 1 a 1.
O Fluminense sentiu o golpe, e após uma saída errada de bola, quase leva a virada: Pablo chutou de fora da área, cruzado, e a bola passou à direita de Cavalieri, pela linha de fundo. Mas foi só o Tricolor colocar a cabeça no lugar que voltou a liderar o placar. Wagner, que já fazia ótima partida desde o início do jogo, recebeu belo passe de Marcos Junior e diante de Ricardo tocou com categoria para marcar o seu primeiro gol no time das Laranjeiras, aos 21. Dois minutos depois Marcos Junior, lesionado, deixou o campo e entrou Matheus Carvalho em seu lugar.
Após o gol, o Flu voltou a recuar e acabou castigado. Pablo bateu de fora da área, a bola desviou em Wagner e enganou Cavalieri, que quando saltou para tentar evitar o gol já era tarde. O placar, então, marcou 2 a 2, aos 29. A equipe catarinense passou a acreditar que poderia sair do Rio com três pontos e partiu para cima do adversário, que quase não saía mais do campo defensivo.
E o gol da virada quase veio aos 38, em boa cobrança de falta de Julio Cesar, que Cavalieri espalmou para escanteio no seu canto esquerdo. Na cobrança de escanteio, Gum quase fez contra, mas o goleiro tricolor defendeu em cima da linha. Mas foi só e o placar ficou mesmo nos 2 a 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário