sábado, 19 de janeiro de 2013

Agiotas fazem a festa no Carnaval das Prefeituras



Quanto as prefeituras do interior do Estado gastam para realizar o Carnaval?

Pouca gente sabe. Em algumas gasta-se dos cofres públicos a soma de meio milhão de reais. Em outras, o valor chega bem próximo de 1 milhão de reais. O difícil é saber com exatidão, é uma verdadeira caixa-preta.

Mas o que leva os prefeitos a gastarem com algo que pouco retorno leva para os seus municípios? De onde tiram o dinheiro? Não há verba específica para o Carnaval e o retorno através do turismo não deve servir de justificativa, já que a maioria dos municípios sequer tem um hotel, quando muito, possuem pensões construídos nos fundos da casa do proprietário.

A verdade é que antes do povo frequentar a festa em praça pública, os agiotas já fizeram a festa com o dinheiro público. O Carnaval corresponde à cobrança da primeira fatura daquele dinheiro que foi emprestado para a campanha política. O agiota apresenta um pacote pronto: bandas, banheiros químicos, palco, luz e som.

Para o prefeito, aquele comprometido até a alma, pouco importa se o preço é acima do valor de mercado. O mais importante é agradar ao financiador da campanha.

E o povo dançando. Nas ruas e fora delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário