sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Craques do Vasco brilham, e Brasil bate EUA na estreia da Copa América


Apesar do início nervoso, quando foi surpreendida pelos Estados Unidos, a seleção brasileira estreou na temporada com vitória e bom futebol, nas areias da Praia do Gonzaga, em Santos. Na estreia de Júnior Negão no comando, nesta sexta-feira, o time verde-amarelo demorou a se encontrar em quadra, saiu atrás no placar, mas venceu  de virada por 7 a 4, pela primeira rodada da Copa América.

Com uma base jovem e reforçados por atletas dos gramados e do futsal, os americanos abriram 2 a 0 no placar. Mas a experiência do Brasil falou mais alto. Os gols da equipe canarinho foram marcados por Daniel Zidane, do Flamengo, Anderson Wesley, que atua pelo Corinthians de Santo André, Datinha, do Sampaio Corrêa, e Jorginho (2) e Bruno Xavier (2), ambos do Vasco da Gama. Feld, Taguinod, Farberoff e Futagaki descontaram para os americanos.

- Foi a estreia da galera, com uma filosofia nova de trabalho e sofremos três gols por desatenção. Fiquei feliz por ter marcado duas vezes, queria dedicar a vitória à minha esposa, que está grávoda de gêmeos, e aos futuros filhos. Agora, vamos encarar todos os jogos como uma final - contou o defensor Bruno Xavier, que começou nas areias como goleiro.

Futebol de Areia, Brasil e Estados Unidos (Foto: Marcello Zambrana / Inovafoto)Jorginho acerta uma bicicleta diante de Farberoff (Foto: Marcello Zambrana / Inovafoto)
O jogo
Feld abriu o placar com um gol de bicicleta para os americanos. Na sequência, Palmerin deu um passe na medida para Taguidod, que encheu o pé para ampliar. O Brasil mal podia acreditar no que estava acontecendo e a torcida empurrou o time para frente. Aos seis minutos, o experiente Daniel Zidane, que voltou à seleção após uma lesão que o afastou por um ano e meio, acertou um lindo chute, diminuindo a diferença: 2 a 1. Mão se machucou, dando lugar a Fanta, e André entrou para reforçar o ataque. Quando o público se enchia de esperanças, os americanos voltaram a surpreender. Palmerin arriscou uma bicicleta, Mão espalmou e o brasileiro naturalizado americano Farberoff pegou o rebote para fazer 3 a 1.
Aos 12 segundos do segundo período, a experiência falou mais alto. O defensor Buru, do Corinthians, mandou a bola da lateral para Jorginho marcar de cabeça o segundo gol do Brasil. Inspirado, Jorginho recebeu lançamento de Bruno Xavier pela lateral, ajeitou com categoria e encobriu o goleiro McAndews, deixando tudo igual. Depois de ter sido convocado pela primeira vez, em fevereiro do ano passado, para um torneio no Paraguai, Anderson Wesley teve sorte no retorno à amarelinha. O atacante do Ceará, que atua pelo Corinthians de Santo André, emendou o cruzamento com um chute no ângulo, virando o jogo, aos seis: 4 a 3.
Futebol de Areia, Brasil e Estados Unidos (Foto: Marcello Zambrana / Inovafoto)Seleção de futebol de areia comemora gol contra os Estados Unidos (Foto: Marcello Zambrana / Inovafoto)
Eleito o atleta do ano no Maranhão, Datinha, destaque do Sampaio Corrêa, acertou uma linda bicicleta, sem chances para McAndrews: 5 a 3. O atacante, que era pescador antes de se dedicar ao futebol de areia, é conhecido como a "Joia de Tutóia" em sua terra natal e foi considerado o melhor jogador da Liga da Rússia 2012, onde defende o Kristall, ao lado de Jorginho e Bruno Xavier, destaques do Vasco no circuito nacional.
Os americanos sentiram a pressão e se perderam em quadra. No primeiro minuto do terceiro período, Bruno Xavier mandou uma bomba que Farberoff tentou tirar de cabeça, sem sucesso: Brasil 6 a 3. Os Estados Unidos responderam um chute de longa distância no ângulo direito de Mão, mas o atacante André, o "homem-gol" do Corinthians, afastou o perigo de cabeça. Embalado pelos gritos de "Sou brasileiro, com muito orgulho, com muitor amor", o time verde-amarelo levava perigo à meta adversária. No entanto, Futagaki arrancou com velocidade no contra-ataque e fez o quarto gol americano, aos oito. Não deu tempo para comemorar. Astro do Flamengo e da seleção, Benjamin tocou com categoria para Buru, que percebeu Bruno Xavier livre na área. Sem pensar duas vezes, deu um passe açucarado para o companheiro ampliar: 7 a 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário