quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Incêndio que matou 235 na Boate Kiss gerou o mesmo gás usado por nazistas


Fogo em boate produziu o mesmo gás utilizado pelas tropas de Adolf Hitler.
Foto mostra o que seriam as duas saídas da boate e que levavam para a única porta que efetivamente levava para a saída da Kiss. Foto: Ricardo Moraes/Reuters
Foto mostra o que seriam as duas saídas da boate e que levavam para a única porta que efetivamente levava para a saída da Kiss. Foto: Ricardo Moraes/Reuters
O incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), que matou 235 pessoas no último domingo, liberou a mesma substância usada por nazistas para matar judeus e outros prisioneiros nas câmaras de gás na Segunda Guerra Mundial.
O cianeto – princípio ativo do pesticida Zyklon B, utilizado pelas tropas de Adolf Hitler – é um dos venenos mais letais que existem. Ele mata as células por impedir que elas produzam energia, disse o diretor médico do Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Ceatox), Anthony Wong, ao jornal Folha de S. Paulo.
A queima dos materiais usados no isolamento acústico da Boate Kiss produziu cianeto junto com a fuligem e o monóxido de carbono. ‘Não tem cheiro nem cor e é capaz de matar em um prazo curtíssimo, de quatro a cinco minutos’, disse o médico.
‘O gás é subproduto da combustão de materiais como espuma de poliuretano, usada em revestimentos baratos com finalidades acústicas’, afirmou Wong. Alguns dos feridos no incêndio precisaram de tratamento com hidroxocobalamina, medicamento usado para combater a intoxicação por cianeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário