sábado, 26 de janeiro de 2013

Ribeirinhos podem deixar suas casas a qualquer momento


De acordo com Chico Planalto, não está havendo muita queda de água em Imperatriz, mas, nos afluentes do Rio Tocantins está chovendo bastante, como também nos estados do Tocantins e Goiás, por onde escorre água para o rio. Segundo ele, no estado do Goiás tem lugares chovendo há 12 dias e a vazão da hidrelétrica de Estreito está acelerada. “A vazão da hidrelétrica de Estreito está a cada momento subindo e nos preocupa”, expõe a situação. 

A área ribeirinha atingida pela cheia do rio contém mais de 450 famílias, distribuídas em quatro bairros, Vila Leandra, Beira-Rio, Caema e Costume. De acordo com Chico Planalto, os moradores só deixam suas moradias depois que a situação se agrava. “Eles se negam a sair de suas casas, antes que a água alague o local”, relata Chico Planalto.

A previsão da Defesa Civil é de que, até domingo, com o despejo de água da hidrelétrica de Estreito, o nível do rio chegue aos 6 metros. “Recebi informação de que a vazão pode chegar a 10 mil metros cúbicos de água por segundo, e chegando a isso, com certeza o nível do rio passa dos 6 metros, o que é considerado uma situação de alerta”, conta. Chico Planalto afirma que a equipe da Defesa Civil vai ficar atenta, pois a qualquer momento pode vir a fazer a retirada das famílias da área ribeirinha.

Nível normal do rio

Para ser considerado normal, o nível do Rio Tocantins tem que estar em 0. De acordo com Chico Planalto, o rio é zerado no período de estiagem, ou seja, época de seca, “a partir disso, é que nós contabilizamos a metragem, então, se essa metragem chega a 6 metros, já ficamos em estado de alerta, e quando chega de 6,5 a 7 metros, já têm casas da área ribeirinha alagadas”, afirma. Quando isso acontece, a Defesa Civil, juntamente com Corpo de Bombeiros, 50º Bis, e todos os órgãos parceiros, trabalham para retirar as famílias dessas áreas de risco

Nenhum comentário:

Postar um comentário