quinta-feira, 29 de março de 2012

Convênio beneficia 600 famílias de agricultores


Convênio beneficia 600 famílias de agricultores (Foto: Agência Pará)
(Foto: Agência Pará)
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) entregou 25 equipamentos para o beneficiamento de leite e mandioca, que vão beneficiar diretamente 600 famílias de agricultores familiares em 15 municípios, pertencentes ao território da cidadania no sul do Pará - Alto Xingu. A entrega aconteceu na última quarta-feira, 28, no município de Conceição do Araguaia, feita pela presidente do órgão, Cleide Amorim, e resulta de um convênio entre a Emater e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Dezenove tanques de resfriamento de leite, cada um com capacidade para dois mil litros, foram entregues a associações, cooperativas e grupos de agricultores informais da região. Os equipamentos garantirão o aproveitamento total da produção leiteira, diminuindo os custos com transporte e agregando valor ao produto, uma vez que serão repassados aos lacticínios, obedecendo aos critérios exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através da Instrução Normativa 51, que dispõe sobre a necessidade de resfriamento do leite.

Uma empacotadora de grãos foi entregue à Cooperativa Mista Itaipavas (COOPIBRASMA), do município de Rio Maria, e será usada para o empacotamento de farinha de mandioca. A máquina, com capacidade para embalar 500 quilos/hora, vai triplicar o beneficiamento da mandioca, além de melhorar as condições higiênicas e sanitárias do produto.

Segundo o agricultor familiar Ananias Nicácio, do Projeto de Assentamento (PA) Escala, no município de Xinguara, que tem como principal renda a produção leiteira, a compra do equipamento estava fora da realidade da cooperativa. “O simples fato do leite estar resfriado já garante 25% a mais de valor ao produto”, enfatizou  o agricultor. No sul do Pará está a maior cadeia leiteira do Estado, responsável por 80% da produção regional, constituída na sua maioria por agricultores familiares que detêm entre 30 e 50 cabeças de gado. Esse rebanho, ressalte-se, está sob o status sanitário de livre de aftosa com vacinação. (Agência Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário