quarta-feira, 28 de março de 2012

Morre o tibetano que ateou fogo ao próprio corpo em Nova Déli


.Corpo em chamas do tibetano
Corpo em chamas do tibetano
Morreu nesta quarta-feira (28) o jovem ativista tibetano que ateou fogo ao próprio corpo na última segunda (26) em Nova Déli em protesto pela visita à Índia do presidente da China, Hu Jintao, informaram à Agência Efe fontes do exílio tibetano.
Jamyang Yeshi, 26, estava hospitalizado com queimaduras em 90% de seu corpo, e os serviços médicos que lhe atendiam consideravam seu estado crítico.
Yeshi havia colocado fogo em seu corpo durante uma manifestação para protestar pela participação de Hu na quarta cúpula dos Brics, que começa hoje com a participação dos líderes de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Cerca de 30 tibetanos, muitos deles monges budistas, morreram após ações semelhantes no marco da atual onda de protestos contra a presença chinesa em Tibete, embora Yeshi seja o primeiro a falecer na Índia.
No país há uma reduzida embora notória comunidade tibetana, que tem seu centro em Dharamsala, o lugar onde se refugiou o Dalai Lama em sua fuga da China em 1959 e onde estabeleceu as instituições do Governo tibetano no exílio

Nenhum comentário:

Postar um comentário